Albufeira

ALBUFEIRA | Autarca José Rolo satisfeito com testes negativos à covid-19 nos lares

José Carlos Rolo está “muito satisfeito”, com os resultados dos testes de despiste à Covid-19 efetuados nos lares de Albufeira: todos deram negativo. Cerca de 300 utentes submeteram-se a este teste, depois de ter havido uma suspeita numa das instituições. “Felizmente foi falso alarme e com muita alegria, os nossos idosos estão isentos de contaminação”, afirma o autarca.

Testes à Covid-9 nos lares e centros de dia de Albufeira, a utentes e profissionais, dão resultados negativos. Depois de uma suspeita, não se pouparam esforços. De imediato, a idosa foi submetida a testes e a resposta foi negativa. Mas para evitar novos sobressaltos, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira sugeriu a todas as instituições de acolhimento de idosos no concelho, que efetuassem o teste de despistagem à Covid-19.

As cinco instituições subscreveram e por intermédio do ABC – Algarve Biomedical Center, foram efetuados os testes a cerca de três centenas de utentes, sendo eles da Santa Casa da Misericórdia (Casa do Roseiral), Centro Social da Quinta da Palmeira, Fundação António Silva Leal, Lar do Centro Paroquial de Paderne e Casa de Repouso de Nossa Senhora Guia.

De igual modo, todos os funcionários foram submetidos ao teste e para contentamento geral, também o resultado foi negativo.

Perante esta situação, José Carlos Rolo diz-se “muito satisfeito. Agora que sabemos dos resultados, sai-nos um peso de cima”. O autarca lembra que alguns dos centros de acolhimento de idosos são privados e não obstante de uns e outros serem de “grande qualidade e de extremo zelo nos cuidados que têm para com os idosos”, a preocupação existia, dada a informação médica que assinala a fragilidade imunológica das pessoas com idades mais avançadas. Ana Pífaro, vice-presidente do Município, assinala por seu turno que “o facto destas instituições terem desencadeado um conjunto de medidas de proteção, ainda antes do Estado de Emergência Nacional, contribuiu largamente para este sucesso”.

Não obstante estes resultados, José Carlos Rolo lembra que “não pode haver o menor descuido” e que nos próximos dias terão lugar novas medidas a fim de “salvaguardarmos a saúde de todos os albufeirenses”.

Categories: Albufeira, Saúde