Albufeira

Albufeira quer regresso seguro aos infantários e testa cerca de 200 profissionais

O Município de Albufeira quer garantir um regresso em segurança aos infantários e por isso iniciou ontem um período de testes à Covid-19, abrangendo cerca de 200 profissionais que lidam com um total de 1007 crianças. Nesta ação inclui-se também o Infantário da Cooperativa de trabalhadores do Município e a APEXA. Os testes são suportados pela Autarquia e José Carlos Rolo diz que “não poderia ser de outra forma. Para as crianças e para os profissionais que lidam com elas, todos as atenções e cuidados nunca são demais”. Estes testes iniciaram a 26 deste mês e terminam no início da próxima semana.

Iniciaram-se ontem em todas as salas de ensino pré-escolar do concelho de Albufeira afetas aos agrupamentos escolares, bem como na APEXA, uma associação de ensino especial, testes biomoleculares de despiste do SARS COV2, coronavírus que provoca a doença COVID-19. Estes testes são realizados através da metodologia RT-PCR, e são executados pelo laboratório de referência, determinado pela ARS, no concelho das Albufeira, que se trata do Laboratório AQUALAB.

Os custos com a iniciativa são suportados pelo Município de Albufeira e abrange cerca de 200 profissionais, entre educadores de infância, técnicos superiores, animadores (assistentes técnicos), auxiliares de ação educativa, cozinheiros, e outros profissionais associados.

Esta ação abrange os 11 Jardins de Infância da rede pública os quais compreendem um total de 43 salas de aulas distribuídos, pelos diversos agrupamentos escolares, somando um universo de alunos de 1007.

Incluem-se também neste universo de testes os profissionais com responsabilidade nas AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família).

Assim, esta medida abrange os jardins de infância de Olhos de Água, Vale Carro, Vale Serves, Ferreiras, Paderne, Guia, Vale Parra, Albufeira – Av. Ténis, Albufeira – Caliços, Vale Pedras e Albufeira – Correeira. Inclui ainda o Infantário da Cooperativa “Os Piratas” e a APEXA.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, diz que “não poderia ser de outra forma. Para as crianças e para os profissionais que lidam com elas, todos as atenções e cuidados nunca são demais. Queremos garantir um regresso em segurança, um regresso feliz e tranquilo”. De resto, salienta que se trata “de uma ação totalmente da responsabilidade do Município, tal como fizemos para com as forças de socorro e segurança”.

Os teste iniciaram-se ontem, terça feira, dia 26 e vão decorrer até ao inicio da próxima semana.

Categories: Albufeira, Saúde