Albufeira

ALBUFEIRA | Reforço de meios de assistência a banhistas em áreas não concessionadas

As praias de Albufeira estão cada vez mais “formosas e seguras”. Para além da sua qualidade ambiental, têm agora uma embarcação e uma viatura 4×4 para garantir assistência em áreas não concessionadas. A ANSA tem os técnicos ao dispor desta “missão”, no período de 1 de julho e a 30 de setembro, capacitados para usar o aparelho de oxigenoterapia, o sistema de comunicações e rádio com alta voz para comunicar à distância. O arranque desta ação ocorreu na Marina de Albufeira, no passado dia 1, altura em que foi hasteada a Bandeira Azul naquele local. O número de emergência em contexto balnear, está já definido: é o 915951936.

O Município de Albufeira em parceria com a ANSA – Associação de Nadadores de Albufeira, acionou um mecanismo que integra Nadadores-Salvadores e dois meios complementares, nomeadamente, uma viatura 4×4 e uma embarcação, ambas homologadas pelo ISN – Instituto de Socorro a Náufragos. A embarcação pertence aos Bombeiros Voluntários de Albufeira, decorrente de uma comparticipação feita pelo Município há cerca de dois anos, e ambos os veículos estão operacionais desde o passado dia 1 deste mês para vigiar, socorrer e sensibilizar banhistas em áreas não concessionadas. Para estas ações, o Município de Albufeira assinou um protocolo com a ANSA, compreendendo o período de 1 de julho a 30 de setembro.

Trata-se de uma medida extraordinária, de forma a minimizar os impactos em matéria de segurança balnear e segurança pública. O início desta medida teve lugar no passado dia 1 de julho, na Marina de Albufeira, sendo o momento aproveitado para o içar, naquele local, da respetiva Bandeira Azul.

Refira-se que a condução da viatura 4X4 é efetuada por um nadador-salvador devidamente certificado pelo ISN, com o módulo de condução de viaturas 4X4 e carta averbada no IMTT para condução de veículos de emergência. A viatura está dotada de equipamento de oxigenoterapia, sistema de comunicações e rádio com alta voz para comunicar à distância. A embarcação é tripulada também por um nadador-salvador com módulo de condução de embarcações de pequeno porte.

Segundo o vereador responsável, Rogério Neto, “esta missão garante o cumprimento do Decreto-Lei n.º24/2020, quanto ao acesso, a ocupação e a utilização das praias de banhos no contexto de pandemia da doença COVID-19, para a época balnear de 2020. Os Nadadores-Salvadores estão habilitados, inclusivamente com funções de pedagogia, para assegurar o cumprimento do distanciamento físico e social, bem como na utilização dos EPI´s.”

“Estão criadas as bases para um projeto que se pretende mais alargado, de forma a responder à atividade que se regista ao longo de todo o ano no concelho de Albufeira”, refere por seu turno José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, referindo ainda que neste momento, “o Município de Albufeira garante uma boa assistência a todas as praias do concelho, mediante a utilização de comunicações e equipamentos de salvamento aquático, para além de um reforço de patrulhamento e de sensibilização das boas práticas para o uso balnear nas praias de Albufeira”.

Entretanto, foi já definido um número de emergência em contexto balnear, que é o 915951936.

Categories: Albufeira, Turismo