AGENDA

SPAVC organiza sessão de debate dedicada ao papel das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC | 24 de julho

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), organiza, durante a tarde de amanhã, um Webinar dirigido a profissionais de saúde, com o objetivo de refletir sobre “o papel da tecnologia e das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC”, dada a aceleração digital provocada pela pandemia de COVID-19. A iniciativa conta com o apoio da Allm.

“Sabemos que a tecnologia e os canais digitais são, mais do que nunca, incontornáveis na organização e funcionamento de qualquer âmbito de atividade”, salienta o neurologista Dr. João Sargento Freitas, moderador do webinar. “O setor da Saúde, exigindo uma colaboração estreita e permanente entre profissionais, tem um lugar de destaque quando avaliamos os benefícios de estratégias digitais e recurso às tecnologias de informação e comunicação para melhorar a prestação de cuidados de saúde aos doentes”, explica.

No que se refere particularmente ao AVC, “cada hora é valiosa e pode ser essencial para salvar a vida de uma pessoa ou menorizar o impacto de sequelas decorrentes do ataque cerebral”. Na ótica da SPAVC, é indubitável que a tecnologia tem facilitado o atendimento e tratamento dos doentes com AVC, o que viabiliza a recuperação de áreas do cérebro afetadas.

A Dr.ª Mariana Dias, também moderadora da sessão, salienta que este cenário foi “intensificado com a aceleração digital exigida pela reestruturção dos cuidados de saúde face à pandemia COVID-19”. A especialista de Neurologia reforça a importância de refletir, no momento atual, sobre as aprendizagens consolidadas, “repensado o acompanhamento dos doentes nas várias fases de abordagem do AVC”.

Temas como a Telemedicina, as apps para smartphones úteis para “strokologistas”, as plataformas de comunicação entre pares, e as ferramentas de apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes, facilitando a partilha de dados e de exames imagiológicos para um melhor e mais rápido diagnóstico, estarão em debate na sessão de amanhã.

O painel de especialistas convidados a partilhar as suas experiências conta com nomes bem conhecidos no panorama nacional (Prof. Castro Lopes, Dr. Gustavo Santo, Dr. João Pedro Marto e Dr. Alexandre Amaral e Silva), bem como internacional (Dr. Carlos Molina), apelando à participação ativa da audiência para um debate profícuo e interativo.

Esta iniciativa, que conta com o apoio exclusivo da Allm, destina-se a profissionais de saúde, os quais poderão solicitar acesso através dos vários canais de comunicação da SPAVC.

Categories: AGENDA, Nacional, Saúde