Ocorrências

LOULÉ | Mais 90 quilos de alfarroba apreendida

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Loulé, ontem, dia 3 de setembro, apreendeu 90 quilos de alfarroba e identificou dois homens, de 27 e 36 anos, por furto de produtos agrícolas, em Loulé.

No decorrer de uma fiscalização rodoviária, os militares da Guarda detetaram um veículo ligeiro com diversos sacos de alfarroba no seu interior. Para além de não conseguir justificar a proveniência da alfarroba que transportava, foi possível verificar que o condutor não possuía habilitação legal para conduzir, tendo sido detido e a viatura apreendida. Foram ainda elaborados três autos de contraordenação por excesso de lotação, falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e falta de inspeção periódica.

No decorrer da fiscalização, aproximou-se do local um outro indivíduo, apeado, que transportava dois sacos de alfarroba, admitindo, depois de questionado pelos militares, que a tinha apanhado num terreno perto daquele local, sem autorização do proprietário.

Os suspeitos foram identificados e constituídos arguidos, e as alfarrobas, com um peso total de 90 quilos e avaliadas em 70 euros, foram apreendidas e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé.

A GNR, no âmbito da operação “Campo Seguro 2020”, encontra-se desde o dia 1 de junho a levar a cabo ações de sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto das propriedades agrícolas. Uma vez que nesta altura do ano o foco na região do Algarve se direciona para a alfarroba pelo valor comercial que representa e pela facilidade quer na apanha, quer na venda, a Guarda incrementou o policiamento com o intuito de dissuadir e reprimir a prática do furto de alfarrobas.

Categories: Ocorrências