AGENDA

NERA recebe Sessão de Apresentação dos Projetos Internacionalizar + Algarve 2.0| Turismo e Internacionalizar + Algarve 2.0 | Agroalimentar, Mar, TIC | 30 de setembro

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a Associação Turismo do Algarve e a Região de Turismo do Algarve viram recentemente aprovados dois projetos no âmbito da iniciativa Internacionalizar + Algarve 2.0, que pretende ajudar a internacionalizar as pequenas e médias empresas da região que operam nas áreas do turismo, agroalimentar, mar e TIC. A sessão de apresentação dos projetos que receberam agora luz verde do CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020 decorre no dia 30 de setembro, às 09h30, nas instalações do NERA, em Loulé.

Dirigida a diferentes players institucionais, empresas e comunicação social, esta sessão pretende despertar o interesse dos potenciais aderentes às redes colaborativas previstas para o apoio à internacionalização das empresas da região do Algarve. Para além da apresentação dos projetos “Internacionalizar + Algarve 2.0 | Turismo” e “Internacionalizar + Algarve 2.0 | Agroalimentar, Mar, TIC”, esta sessão visa ainda promover uma reflexão crítica sobre a importância, no panorama atual, do reconhecimento internacional dos bens e serviços da região e sobre as melhores estratégias para dinamizar iniciativas coletivas de cooperação para a internacionalização.

De acordo com o presidente da direção do NERA, Vítor Neto, “esta sessão pretende ainda promover uma reflexão crítica sobre a importância, no panorama atual, do reconhecimento internacional coletivo dos bens e serviços da região – numa perspetiva de diversificação da nossa estrutura económica – e sobre as melhores estratégias para dinamizar iniciativas coletivas de cooperação interempresarial”.

Para o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, “é fundamental acordar para a necessidade de expansão para outras geografias, sobretudo num mercado tão competitivo e globalizado como o atual. O projeto aprovado no domínio do turismo ajudará a promover a internacionalização de três produtos turísticos complementares essenciais para o território algarvio: o turismo de natureza, o turismo náutico e o turismo desportivo. Ao facilitarmos a criação de redes colaborativas entre as PME do Algarve que operam nestes três produtos, estamos a criar também massa crítica para a promoção internacional da marca Algarve e, em última análise, a potenciar o aumento das exportações regionais e a fortalecer a nossa economia”, afirma.

A iniciativa Internacionalizar + Algarve é liderada pelo NERA e encontra como promotores a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve. São ainda parceiros a Universidade do Algarve e a Comunidade Intermunicipal do Algarve nesta iniciativa que visa promover a inter-relação entre as PME do Algarve enquadradas no domínio da RIS3 Algarve – Turismo, Agroalimentar, Mar e TIC –, potenciando o sucesso da sua internacionalização.

Observação:

Para salvaguardar as necessárias medidas de prevenção e mitigação dos riscos decorrentes da pandemia da doença COVID-19, a presente sessão de apresentação requer o uso obrigatório de máscara, é limitada à lotação máxima de 50 pessoas e carece de inscrição até ao próximo dia 2020-09-25, através do site www.internacionalizarmaisalgarve.pt.

Categories: AGENDA, Algarve, Empresas, Loulé