Desporto

Portugal acolhe pela segunda vez o Campeonato do Mundo BikingMan na cidade de Faro

66 participantes, 950 quilómetros, 12.000 metros de ganho de elevação, 1 etapa!

Enquanto os ciclistas profissionais do Tour de France acabam de chegar a Paris, os ciclistas amadores do BikingMan Portugal # 2 estão prestes a pedalar com total autonomia pelas regiões do Algarve e Alentejo.

O percurso contará pela segunda vez com o Algarve, as numerosas cidades fortificadas do Alentejo ao longo da fronteira com Espanha, a costa atlântica até ao extremo Oeste da Europa e por último a serra de Monchique. Todos os participantes seguirão um curso obrigatório com dois pontos de verificação a serem alcançados em um tempo limitado para evitar a desqualificação:

  • KM 333 : Checkpoint 1 Pousada de Vila Viçosa
  • KM 689 : Checkpoint 2 Pousada de Sagres

Pedalarão sem parar (corrida sem etapas), carregarão sua água / comida / conserto em sua bicicleta, administrarão seu tempo de descanso e precisarão permanecer desassistidos do início ao fim. Como vão pedalar dia e noite, terão de enfrentar o desafiante relevo da serra algarvia, o vento da costa ocidental do Atlântico e estradas isoladas. Os 950 km precisam ser concluídos em 120 horas.

14 países diferentes reunidos em torno de uma aventura extrema humana !

De atletas de elite a ciclistas apaixonados, o BikingMan está aberto a todos que amam andar de bicicleta e explorar novos territórios. Mesmo assim, a competição será intensa com os principais líderes do campeonato:

  • Laurent Boursette (atual vencedor do BikingMan Oman 2020) e proprietário da “camisa vermelha”
  • Clément Mahé (Suíça), atual titular da “camisa KOM” (alpinista mais rápido)
  • Guillaume Chaumont (Bélgica), vice-campeão BikingMan 2019
  • Fabian Burri (Suíça), 9 corridas BikingMan concluídas
  • Jacques Barge (França), o decano da corrida (68 anos)
  • Stéphane Bahier (França), campeão mundial de paratriathlon, atleta olímpico

O tempo recorde da corrida do ano passado é de 40h12min (Romain Wartel – França).

Cada participante estará equipado com um rastreador GPS, que permitirá rastrear ao vivo sua posição no site da corrida a todo o tempo:

Os ciclistas mais rápidos chegam a Faro na terça-feira, dia 24, antes das 20h00 !

BikingMan Portugal: a primeira prova internacional de ciclismo desde a crise do COVID

Todos os participantes estão andando SOLO ou como uma equipe de dois. Com público apenas online, o BikingMan é um evento de ciclismo “COVID-ready”, seguido por milhares de fãs conectados pela internet. Todos os participantes devem permanecer autossuficientes, o que limita os contatos físicos.

Sobre o BikingMan

BikingMan é o 1º campeonato mundial de ultraciclismo sem suporte. Compartilhamos nossa paixão pelo ciclismo de exploração, bikepacking e proezas de longa distância e ajudamos a financiar ações solidárias.

www.bikingman.com

Categories: Desporto, Faro