AGENDA

Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME | 05-11-2020, 11:05 horas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove, todos os anos, o Exercício Público, de âmbito nacional, de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).1

Este ano, a 8.ª Edição realiza-se a 5 de novembro, às 11:05 horas, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.

O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo.

Para isso, é importante que sejam conhecidas, por todos, as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.
Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, a ANEPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes.

Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurança, bem como a de todos os que nos rodeiam.

Deste modo, consideramos estratégico que, as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a Sismos e/ou Tsunamis.

A participação pode revestir múltiplas formas, nomeadamente:

  • O registo individual e/ou da sua Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt/inscreva-se;
  • A promoção da resposta a um inquérito que visa aferir o grau de perceção ao risco sísmico (http://www.aterratreme.pt/inquerito/);
  • A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência para fazer face a um evento de Sismo e/ou Tsunami, bem como a realização de um exercício de teste à evacuação por ocasião de 5-11-2020, data escolhida para a realização do Exercício A TERRA TREME;
  • A realização de uma sessão de esclarecimento dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a adotar nas habitações e nos locais de trabalho;
  • A evidenciação nas plataformas de comunicação (sítio digital e redes sociais) e noutros suportes digitais da respetiva Instituição, do envolvimento e participação nesta iniciativa (sob a forma de cartaz, banners, assinaturas de email, etc.);
  • A disseminação através das redes ou do correio eletrónico interno, de conselhos e recomendações, sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de Sismo/Tsunami.

Atenta a situação pandémica associada à COVID’19, importa sublinhar que, a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

O desafio que enfrentamos deve mobilizar-nos a todos. Pode começar pelo treino icónico dos “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – ou tornar-se mais ambicioso ao promover outras ações que concorram para os fins em vista.

…TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

1. Medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro.

Categories: AGENDA, Nacional