Algarve

GARVELAND | Promoção do veículo elétrico nas regiões do Algarve e Andaluzia

O projeto europeu Garveland chega ao fim e promove a publicação de um plano de ação integrado para a promoção do veículo elétrico nas regiões do Algarve e Andaluzia

A AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, em conjunto com os restantes parceiros, encerrou o projeto europeu Garveland que, durante os seus dois anos de execução, visou a promoção da mobilidade elétrica em áreas de interesse turístico e ambiental das regiões do Algarve e Andaluzia.

No final do projeto, destaca-se a publicação do Plano de Ação Integrado para a Promoção de Veículos Elétricos nas regiões do Algarve e da Andaluzia (PIVEA +), um documento estratégico que agrega um diagnóstico de mobilidade elétrica e um conjunto de linhas de ação de curto e médio prazo para ambos os lados da fronteira.

Co-financiado pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, o projeto Garveland procurou estabelecer uma rede de colaboração com agentes do setor de mobilidade elétrica, que veio a revelar-se essencial no processo de identificação de lacunas e necessidades existentes e definição de medidas concretas adequadas a cada uma das carências identificadas. Assim, a definição das medidas, resultou de um processo colaborativo entre os vários stakeholders e o conjunto de parceiros do projeto (Agência Andaluza de Energia – AAE, Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve – AREAL, Federação Andaluza de Municípios e Províncias – FAMP, e Associação Portuguesa de Veículos Elétricos – APVE).

O PIVEA+, inclui onze medidas que procuram dar resposta às barreiras e necessidades identificadas em matéria de legislação, sistemas de  financiamento, tecnologias, formação, entre outras.

Entre as medidas prioritárias para o setor, está a concessão de incentivos com o objetivo de combater a retração associada ao alto investimento no processo de aquisição de veículos elétricos e da instalação de pontos de carregamento.

Assessoria em mobilidade elétrica e maior informação para utilizadores, empresas e administrações, através da criação de um espaço virtual de informações que responda a perguntas como o procedimento de instalação de um ponto de carregamento, custo de energia, manutenção do veículo, a oferta tecnológica; ou a criação de um grupo de trabalho público-privado interdisciplinar para melhorar os procedimentos técnicos e administrativos em mobilidade elétrica, são outros pontos importantes para o setor que se espera que venham a ser desenvolvidos nos próximos meses.

Alinhado com o objetivo de expandir a infraestrutura de pontos de carregamento elétrico em municípios e áreas naturais, o plano PIVEA + disponibilizou aos municípios um modelo de regulamento municipal com orientações que visam promover e regular a mobilidade elétrica em áreas urbanas. Essas orientações foram incluídas nos planos de mobilidade elétrica realizados para Isla Cristina, Aracena e Aguilar de la Frontera, na Andaluzia, e Castro Marim, Loulé e Silves, no Algarve.

Estes planos podem ser consultados no site do projeto, tal como os quatro planos de mobilidade elétrica realizados em áreas protegidas: Parque Natural Bahía de Cádiz, Parque Natural Sierra Norte de Sevilha, Parque Natural da Ria Formosa e Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O site do projeto Garveland, disponibiliza ainda uma ferramenta SIG gratuita a todos os utilizadores de veículos elétricos que desejam visitar locais únicos no Algarve e na Andaluzia seguindo itinerários ecológicos, incluindo 10 rotas turísticas temáticas relacionadas com a natureza, castelos, riqueza gastronómica, entre outras. O mapa SIG partilha informação sobre cada um dos pontos de carregamento elétrico, permite fazer download de cartões e links que descrevem os pontos de interesse turístico da rota programada.

Além disso, a ferramenta oferece a possibilidade de definir uma origem e um destino, programar a melhor rota em função dos pontos de carregamento disponíveis, bem como calcular as emissões de CO2evitadas utilizando um veículo elétrico.

Categories: Algarve, Andaluzia