Tavira

TAVIRA | Espécie ‘Em Perigo’ Águia de Bonelli libertada com um transmissor GSM

No passado domingo, a equipa do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens – deslocou-se até à Mata da Conceição, em Tavira, para devolver à Natureza uma águia de Bonelli (Aquila fasciata), uma espécie atualmente considerada ‘Em Perigo’ no nosso país.

Com o objetivo de atenuar o efeito das ameaças que enfrenta e contribuir para a recuperação da espécie no mediterrâneo ocidental foi desenvolvido o projeto AQUILA a-LIFE, que em conjunto com a Equipa de Maneio de Fauna Selvagem do Ministério do Meio Ambiente Espanhol, possibilitou a colocação de um transmissor GSM na ave.Este indivíduo havia ingressado no RIAS na última semana de outubro com dois projéteis de caçadeira no corpo.

Sem possibilidade de retirar os projéteis, e dada a extrema debilidade em que se encontrava, a única medida a tomar foi a estabilização da ave. Uma semana mais tarde foi transferida para uma das instalações exteriores, onde pôde praticar o voo e ganhar novamente forças. Recuperada a condição física, foi considerada apta a ser devolvida novamente à Natureza.

Dado o estatuto de conservação da águia de Bonelli, esta libertação é um contributo fundamental para a conservação da espécie em Portugal, nomeadamente da população residente no Algarve.

Categories: Tavira