Albufeira

ALBUFEIRA | Município assina protocolo e entrega primeiros vales de restauração a profissionais de saúde

A Câmara Municipal de Albufeira, a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assinaram esta terça-feira, dia 29 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação que possibilita a atribuição de vales solidários a todos as pessoas que estão na linha da frente do combate à pandemia de Covid-19 no concelho de Albufeira No total vão ser distribuídos 5700 vouchers, no valor unitário de 20 euros (um por cada profissional mais um para o respetivo acompanhante) que poderão ser utilizados nos estabelecimentos de restauração, similares e hotelaria do concelho, num investimento global a rondar os 120 mil euros. O “Vale Restauração” poderá ser descontado numa rede de aderentes, entre 31 de dezembro e 31 de março de 2021, sendo que a lista está disponível para consulta no site da autarquia. Os primeiros vales foram entregues simbolicamente a seguir à assinatura do protocolo, pelo presidente José Carlos Rolo, aos profissionais do Centro de Saúde de Albufeira.

Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito do programa Município Presente, “que conjuga o duplo objetivo de reconhecer e agradecer a quem durante todos estes meses tem dado o máximo de si em prol dos outros, muitas vezes em condições físicas e psicológicas extremamente difíceis, ao mesmo tempo que visa apoiar a economia local num momento de enorme dificuldade para as empresas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira que disse reconhecer que se trata de um pequeno contributo. “Não vai chegar para resolver todos os problemas, uma vez que o setor da restauração foi dos mais afetados pela pandemia, mas é uma ajuda importante para evitar que as empresas fechem e para que a partir de março/abril, quando começarem a chegar os turistas, o setor esteja um pouco mais fortalecido e preparado para os receber”.

O dia estava bastante cinzento, mas a esperança esteve sempre presente, não fosse este o dia em que as primeiras vacinas foram administradas a vários profissionais de saúde do Algarve. José Carlos Rolo realçou o simbolismo e a importância do momento. “A ciência conseguiu marcar presença de forma extraordinária, ao produzir uma vacina em tempo record, o que nos permite ter confiança no futuro, no regresso à normalidade”, disse, tendo aproveitado para relembrar o esforço do Município em tempos de pandemia com várias medidas de apoio aos munícipes e aos empresários locais ao longo de todos estes meses.

No âmbito do programa Município Presente, destacamos ainda as iniciativas “Cheque-Prenda” entregue às crianças e jovens dos vários níveis de ensino para adquirem um presente de Natal no comércio local, a Gala “Corações de Natal” destinada a apoiar os artistas e agentes culturais e a “Bolsa de Quilómetros”, um protocolo com a Albucoop com vista a apoiar o setor de transportes. A atribuição do “Vale Restauração” é a última iniciativa desde ano, mas desde meados de Março a Autarquia tem vindo a desdobrar-se em ações tendentes a mitigar os impactos negativos da pandemia, nomeadamente através da isenção das tarifas fixas de águas e resíduos, isenção de taxas de ocupação da via pública, oferta de tablets e computadores portáteis aos alunos, oferta de EPIS – equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde, escolas, forças de proteção e segurança e IPSS, apoios a famílias em situação de vulnerabilidade económica, constituição de duas edições do Fundo de Apoio Empresarial no valor de 1,2 milhões de euros, etc.

José Carlos Rolo aproveitou para anunciar que para o próximo ano já estão previstas novas medidas, entre as quais a isenção das tarifas fixas de abastecimento de água e resíduos, desta feita destinada à hotelaria, comércio e restauração.

Cristóvão Lopes, delegado regional da AHRESP, referiu que “apesar de simbólica, a iniciativa é de extrema importância para o nosso setor de atividade”, tendo sublinhado que em tempos difíceis como este que estamos a atravessar esta iniciativa é realmente de louvar. “É um sinal que todos os setores da sociedade albufeirense estão juntos para promover e injetar confiança na nossa atividade. Ter o privilégio de poder participar nesta iniciativa é para nós muito importante e gratificante, disse, sublinhando que “a AHRESP está disponível para participar em todas as iniciativas que tiverem como foco ajudar a promover a atividade em Albufeira, sobretudo ajudar a ultrapassar esta fase difícil para aquando da retoma podermos acompanhar o crescimento económico da nossa cidade”. O delegado da AHRESP comprometeu-se a fazer tudo para promover esta iniciativa que considerou “de valor acrescentado para o setor” e fazê-lo como “um ato de reconhecimento para quem participou ativamente na gestão desta pandemia” que tantos problemas tem causado à sociedade.

O presidente da direção da ACRAL agradeceu a oportunidade proporcionada pela Câmara Municipal de Albufeira que permitiu o envolvimento da associação neste projeto conjunto e revelou a satisfação de “ver as autarquias a darem uma resposta clara, dentro daquilo que conseguem fazer, criando mecanismos atrativos para minorar os problemas que estão a acontecer”. Paulo Alentejano, que ainda há pouco tempo tinha assinado um protocolo com a autarquia, no âmbito da atribuição de cheques-prenda a todos os alunos de Albufeira, destinado a apoiar as famílias e dinamizar o comércio local, corroborou a opinião de José Carlos Rolo sobre a importância de reforçar a confiança nas pessoas e nas empresas para que tudo volte à normalidade. “Temos que acreditar que vamos dar a volta, daqui a pouco está aí o verão e temos que acreditar qua as coisas vão voltar, não à normalidade, mas que vão voltar a acontecer com alguma naturalidade, dentro da medida do possível”. O presidente da ACRAL aproveitou por enaltecer a Câmara Municipal de Albufeira “por estar sempre presente e disponível para junto dos empresários de restauração, comércio e serviços desenvolver, em articulação connosco, os mecanismos para minorar esta situação de má memória, que esperamos agora seja mais rápido de ultrapassar”.

Após a assinatura do protocolo, seguiu-se uma visita ao Centro de Saúde de Albufeira para entregar simbolicamente os primeiros “Vales-Restauração” aos profissionais de saúde que ali trabalham.

A diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Algarve I – Central também agradeceu e enalteceu o facto de “o Município de Albufeira ter aceitado, desde a primeira hora, a transferência de competências na área da Saúde, “assumindo como prioritária a preocupação da Saúde, quer dos utentes quer de quem visita, mas sobretudo de quem aqui trabalha”. Tem sido uma preocupação também da Câmara a segurança dos utentes e dos próprios profissionais, nomeadamente através da colaboração que tem prestado nas zonas adstritas à Covid-19, bem como da disponibilização de todos os materiais que temos solicitado, sublinhou. Sílvia Cabrita agradeceu em nome de toda a equipa da Saúde e louvou a iniciativa de agradecimento a todos os profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia, bem como o apoio prestado à restauração, que qualificou como uma das áreas prioritárias da região do Algarve.

A finalizar o programa, foi entregue o dístico de aderente ao restaurante Manel dos Frangos. O proprietário do restaurante mostrou-se bastante agradado com a iniciativa que considerou uma mais-valia para a restauração e uma motivação suplementar para quem está na linha da frente e para os restaurantes aderentes. Manuel Pereira sublinhou que “os restaurantes são dos sítios mais seguros, uma vez que têm que cumprir todas as normas de higiene e segurança exigidas pelo HACCP, agora mais do que nunca”.

Entretanto, a partir de amanhã e até ao dia 3 de janeiro, o Município vai implementar uma nova medida de apoio ao setor da restauração, através do financiamento de serviços de Take away efetuados dentro do concelho. O serviço, que é totalmente gratuito, será prestado através da Albucoop, no âmbito da “Bolsa de Quilómetros”, recentemente protocolada com aquela associação. Assim, ao encomendar nos serviços aderentes do Vale Solidário/Vale Restauração, poderá aceder gratuitamente a serviços de Take Away. Consulte a lista em: https://www.cm-albufeira.pt/content/vale-restauracao.

Categories: Albufeira