Algarve

Turismo Algarvio reinventa-se e foge da praia para a cultura e natureza da região

Apesar de distinta pela meteorologia e pelas características das suas praias, a região do Algarve vai muito além do turismo balnear e tem atraído turistas de todas as partes do mundo pelas suas particularidades históricas, culturais e naturais. Com atividades emergentes que tendem a fugir ao turismo típico da região, os dados não mentem e as terras algarvias conquistam este setor no panorama nacional.

Efetivamente, o turismo português destaca-se pelos seus contributos sociais e económicos. O setor tem batido recordes e, segundo dados de 2018 apurados pela Organização Mundial de Turismo, o país posicionou-se em 17º na listagem de países com mais turistas mundialmente, pelos cerca de 23 milhões que o país recebeu. Já em 2019 os números apresentaram-se ainda mais positivos e, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal foi o destino escolhido por cerca de 27 milhões de turistas.

Com isto, o próprio setor da hotelaria foi incrementado e hospedou uma média de 17,6 milhões de viajantes, um crescimento de 5,3% face a 2018. De todas a regiões, o Algarve evidenciou-se e assinalou 20,9 milhões de noites passadas. Em termos de empregabilidade, trabalham no setor cerca de 400 mil funcionários, o que se reflete em 9% do emprego no país.

Quando o mercado se foca no Algarve, os números são igualmente positivos e apresentam um elevado potencial de crescimento. Segundo o estudo lançado pelo INE, a região afirmou receber 2,17 milhões de turistas no primeiro semestre de 2019. Além disso, apenas no mês de novembro foram recebidos na região 203 mil turistas. Estes dados refletem-se também no aeroporto de Faro, com números que indicam 2,01 milhões de viajantes.

Projetos renovados para todos os tipos de turistas

Com pontos turísticos paradisíacos como a Praia da Rocha, em Portimão, e a Praia do Paraíso, localizada na cidade de Lagoa, o Algarve tem apostado em novas formas de atrair turistas, ao aproveitar especificidades da região. Atividades como o golfe constituem uma das atrações primordiais e, segundo a Associação Algarve Golf, decorreram cerca de 1,3 milhões de voltas em 2018.

Porém, as novas iniciativas centram-se no turismo histórico e de natureza, de maneira a fomentar o contacto dos visitantes com a cultura e a flora na sua condição mais pura. O projeto Algarve com História faz parte deste movimento que visa revolucionar o turismo da região e consiste num passeio por Silves, Lagos e Sagres. Esta excursão dá a oportunidade de conhecer o património islâmico e românico no Algarve, contando com paragens nos centros das cidades e em locais emblemáticos como o Castelo dos Mouros, Igreja de Santo António e farol da Baleeira.

Os turistas amantes de aventura têm opções como o Algarve Jipe Safari ao seu dispor, de forma a conhecer a região através de caminhos menos conhecidos. Este passeio é feito através de um jipe e, para além de permitir vislumbrar as paisagens do local, oferece um almoço num restaurante tradicional, assim como uma prova gastronómica e de aguardente. Por outro lado, os apaixonados por aves também têm projetos criados a pensar em si e podem fazer a sua observação na Ria Formosa. Nesta iniciativa são oferecidos binóculos e telescópios aos visitantes e, com duração de três horas, conta com um guia que o vai auxiliar na identificação de aves.

Por fim, os turistas que procuram uma experiência de alojamento distinta e sem estarem desconectados possuem iniciativas como o Glamping que, seguindo o conceito do campismo, não esquecem o bem-estar e o aconchego. O BeauDa Space AquaRose é um destes espaços e, para além das suas tendas serem totalmente funcionais através dos raios solares, possuem cozinha e casa de banho. Além disso, os visitantes podem estar online através do Wifi das tendas, o que permite continuarem ativos nas redes sociais, verem filmes ou até participarem em jogos como o poker através dos casinos online, um jogo de estratégia que conta com técnicas como o bluff, de maneira a iludir o adversário, e que dispõe de vários tipos de mão, desde o Straight Flush ao Full House.

De facto, o Algarve apresenta-se como um dos destinos prediletos para os turistas nacionais e internacionais, pelas variadas potencialidades da região. Desde as suas praias até à sua vertente cultural, a região está na vanguarda do turismo e apresenta um impacto positivo para o setor e para a economia no país.

Categories: Algarve, Turismo