AGENDA

AADIC promove sessão online sobre dispositivos cardíacos

1 de fevereiro, às 21h00, com transmissão através do Facebook e Site

No dia 1 de fevereiro, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (IC) promove uma Sessão Online com o tema “Insuficiência Cardíaca: Pacemakers, Desfibrilhadores e outros dispositivos cardíacos”, através de uma transmissão exclusiva no Facebook e Site da AADIC. A iniciativa, que conta com o apoio da Medtronic, é dirigida aos doentes, cuidadores e população em geral.

No registo da EHRA (Associação Europeia do Ritmo Cardíaco) publicado em 2018, existem em Portugal 11.555 dispositivos cardíacos implantados (9.613 Pacemakers, 801 CRT e 1.141 CDI)-

O tratamento actual da Insuficiência Cardíaca, vai para além de uma medicação otimizada. Alguns doentes têm indicação para a terapêutica de ressincronização cardíaca (conhecida pelas iniciais em inglês de CRT) como complemento da terapêutica médica. A Dra. Salomé Carvalho irá explicar quais os doentes que têm indicação para este tipo de dispositivo cardíaco.

Devido a alterações importantes do ritmo cardíaco ou diminuição grave da força de contração do ventrículo esquerdo, alguns doentes tem indicação para implantação de um dispositivo (desfibrilhador interno conhecido por CDI), que pode efectuar uma descarga eléctrica quando detectar uma arritmia grave que poderá levar à perda de conhecimento ou mesmo morte. O Dr. Diogo Cavaco irá mostrar a técnica utilizada na implantação dos dispositivos cardíacos” explica a Dra. Maria José Rebocho, membro do conselho técnico-científico da AADIC.

A Sessão Online “Insuficiência Cardíaca: Pacemakers, Desfibrilhadores e outros dispositivos cardíacos”, com o apoio da Medtronic, decorre no dia 1 de fevereiro, a partir das 21h00, com transmissão exclusiva no Facebook e Site da AADIC, e conta com a participação da Dra. Salomé Carvalho, Cardiologista/Consulta Arritmologia/Dispositivos Cardíacos no Hospital de Santa Cruz e Hospital da Luz, o Dr. Diogo Cavaco, Cardiologista Arritmologia, no Hospital de Santa Cruz e Hospital da Luz, e com o testemunho do Sr. José Amorim Barros, enquanto doente com um dispositivo cardíaco implantado. A Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC, assume a moderação da sessão.

“Verdades e mitos sobre os dispositivos cardíacos implantados”, “Monitorização remota no contexto pandémico”; “Quando implantar Dispositivos Cardíacos?”; “Como escolher os tipos de Dispositivos a implementar e qual a Técnica?” são os temas que estarão em debate nesta sessão.

No final da sessão online os doentes e cuidadores na assistência serão convidados a partilhar dúvidas e pontos de vista com os oradores.

Categories: AGENDA, Nacional, Saúde