AGENDA

Desenvolvimento de recursos didáticos digitais com apoio do Programa Operacional do Algarve

Para acelerar a transição digital na educação e formação, o Programa Operacional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020 vai disponibilizar 750 mil euros para o Desenvolvimento de Recursos Didáticos Digitais para o Ensino e Formação Profissional.

Prosseguindo o objetivo de acelerar a transição digital, inserido no Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril), e melhorar a eficiência e eficácia do sistema de educação e formação, o Programa Operacional do Algarve vai publicou um Aviso de Abertura de Concurso para a apresentação de candidaturas tendo em vista disponibilizar aos professores/formadores e alunos/formandos dos cursos profissionais, cursos de aprendizagem, cursos de especialização tecnológica e cursos de educação e formação de adultos, o acesso a recursos educativos digitais de qualidade e a ferramentas de colaboração em ambientes digitais que promovam a inovação no processo de ensino-aprendizagem, estimulem a criatividade e a inovação, permitam o acompanhamento à distância da sala de aula e o trabalho colaborativo online.

Poderão apresentar candidatura os estabelecimentos públicos de ensino e organismos do Ministério da Educação, a rede de centros de gestão direta e participada do IEFP, I. P., as entidades gestoras dos Centros de Ciência Viva localizados no Algarve, e outras pessoas coletivas de direito público e de direito privado, com intervenção relevante na educação e formação profissional.

A dotação indicativa do concurso é de 750 mil euros e a taxa de cofinanciamento de 80%, efetuada com verbas do FSE – Fundo Social Europeu.

Os recursos didáticos digitais a desenvolver deverão estar testados e disponibilizados à rede de educação e formação profissional até ao final do 1º semestre de 2023.

Com o apetrechamento tecnológico e de conectividade das escolas dos alunos mais carenciados, que está em curso, com a formação para o desenvolvimento profissional dos docentes e formadores no domínio da literacia digital e das competências digitais, bem como no domínio da conceção e utilização de recursos educativos digitais, cujo concurso está aberto até final do corrente mês, e com este concurso para o desenvolvimento de recursos didáticos digitais, o Algarve posiciona-se na primeira linha do processo de aceleração da transição digital na educação e formação profissional.

Consulte AQUI este e outros avisos abertos no âmbito do Programa Operacional do Algarve, com o apoio dos fundos da União Europeia.

O Programa Operacional do Algarve é dirigido por uma Comissão Diretiva liderada pelo presidente da CCDR ALGARVE, tendo como vogais o presidente da AMAL e um representante da Universidade do Algarve. Mais informação AQUI.

Categories: AGENDA, Algarve