Desporto

VILAMOURA | Dupla portuguesa ascende hoje ao 4º lugar do Campeonato do Mundo da classe 470

Os velejadores Diogo e Pedro Costa ascenderam hoje ao 4º lugar Campeonato do Mundo da classe 470, que decorre em Vilamoura até ao próximo sábado.

Pedro e Diogo Costa (Foto-Uros Kekus Kleva)

Com esta classificação os irmãos Costa são, agora, os mais bem posicionados para ocupar a única vaga olímpica para os Jogos de Tóquio 2020, que está a ser discutida por 6 países.

“As condições estavam muito boas na primeira regata e tivemos a sorte de fazer um 2º lugar. Na segunda regata não encontrámos o ritmo. No inverno fizemos uma boa preparação e aqui estamos a fazer o melhor que sabemos. Vamos ver o que acontece”, afirmou Pedro Costa.

Nas 5 regatas realizadas neste campeonato até ao momento, os velejadores portugueses conseguiram já 2 segundos lugares, revelando alguma dificuldade na última prova de hoje.

Neste segundo dia de provas a dupla espanhola Jordi Xammar e Nicolas Rodriguez, líderes do ranking mundial e atuais vice-campeões mundiais, reforçaram a liderança vencendo mais uma das regatas e revelando estar mais próximo do objetivo traçado.

Jordi Xammar (Foto-Uros Kekus Kleva)

“Esperamos ser campeões do mundo. Hoje cometemos uns erros mas ainda temos muito campeonato pela frente. Vamos trabalhar”, realçou Jordi Xammar.

Com as condições de vento a mudarem da 1ª para a 2ª regata do dia a frota de 77 tripulações teve de se adaptar mas a dupla sueca Anton Dahlberg e Fredrik Bergström, conseguiu manter o segundo lugar obtido ontem.

A dupla russa Pavel Sozykin e Denis Gribanov superaram bem a instabilidade do vento, com constantes mudanças de direção, conseguindo vencer a 2ª regata e ascender ao terceiro posto.

Na competição feminina as espanholas Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina subiram hoje ao primeiro lugar trocando de posição com as francesas Camille Lecointre e Aloïse Retornaz, atuais campeãs da Europa, agora em segundo.

A dupla israelita Noya Bar-Am e Shahar Tibi ascendeu ao terceiro lugar.

No primeiro dia do campeonato da Europa de classe RS:X, modalidade olímpica do windsurf , os favoritos da modalidade confirmaram o seu nível, com o holandês Kiran Baldos a vencer e mostrar que está disposto a revalidar o título de campeão europeu e somá-lo ao de campeão mundial.  

Piotr Myszka (Foto-João Ferreira (Osgas)

O polaco Piotr Myszka, duas vezes campeão do mundo, conseguiu o segundo lugar e o israelita Yoav Cohen fechou o top 3 após a única regata do dia.

Na competição feminina, a dinamarquesa Laerke Buhl-Hansen lidera, seguida da italiana Giorgia Speciale e da polaca Zofia Noceti Klepacka.

Categories: Desporto, Quarteira