Consumidor

“O objetivo do projeto HARP está relacionado com melhores soluções de aquecimento?”

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

A DECO INFORMA…

HARP é a sigla de Heating Appliances Retrofit Planning ou, em Português, Planeamento da Substituição de Equipamentos de Aquecimento. É um projeto financiado pela União Europeia, através do programa Horizonte 2020, que junta 18 parceiros de 5 países da UE: França, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.  

A sua missão é acelerar a taxa de substituição de sistemas de aquecimento a nível europeu, contribuindo ativamente para a redução da procura de energia no setor residencial, de acordo com os objetivos de eficiência energética estabelecidos pela UE.  

Para tal, o projeto HARP sensibiliza os consumidores para as oportunidades subjacentes à substituição planeada dos seus antigos e ineficientes equipamentos de aquecimento, através de múltiplos canais e ferramentas: 

  • O HARP apoia profissionais do setor do aquecimento e os consumidores em geral, tornando a informação sobre aquecimento eficiente acessível a todos.
  • O HARP destaca os co-benefícios associados às soluções de aquecimento energeticamente eficientes, porque os benefícios da substituição vão além da poupança de energia e da redução de custos, abrangendo também a qualidade do ar, a redução do ruído, a redução da pegada ambiental, etc. 
  • Apoia os consumidores na identificação da eficiência energética dos seus atuais equipamentos de aquecimento e das oportunidades de poupança que resultam da sua substituição por uma solução mais eficiente em termos energéticos. 
  • O HARP disponibiliza várias ferramentas aos consumidores para facilitar o acesso à informação sobre aquecimento eficiente: brochuras, fichas técnicas, infografias vídeos, e jogos. 
  • Finalmente, o HARP desenvolveu uma ferramenta online que permite aos consumidores identificar a classe de eficiência energética de equipamento de aquecimento instalados e encontrar a solução disponível no mercado mais adequada à sua casa. A ferramenta é gratuita, poupando tempo ou recursos aos consumidores no seu processo de análise e decisão! 

Para ter mais informação sobre o Projeto HARP e ter acesso aos materiais informativos dirigidos aos consumidores, convidamo-lo a visitar https://aquecimentoeficiente.adene.pt

Categories: Consumidor