AGENDA

Pulmonale promove sessão sobre o rastreio do cancro do pulmão | 15 de abril

15 de abril, às 21h00, com transmissão através do Facebook e Youtube

No dia 15 de abril, a Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, com o apoio da Pfizer, promove uma Sessão Online com o tema “Rastreio do cancro do pulmão”, através de uma transmissão exclusiva no Facebook e Youtube da Associação. A iniciativa tem participação gratuita e é dirigida à população em geral.

O cancro do pulmão continua a ser a principal causa de morte por cancro a nível

Mundial. Em Portugal, constitui a quarta neoplasia mais incidente e a principal causa de morte por cancro, com cerca de 5000 mortes anuais. O objetivo do rastreio de cancro do pulmão é a identificação precoce da doença, em indivíduos assintomáticos, aumentando assim a possibilidade de tratamento curativo

“O cancro do pulmão é o cancro com maior incidência a nível mundial (com mais de 2 milhões de novos casos por ano) e o quarto mais prevalente no nosso país .

O diagnóstico tardio da doença condiciona uma barreira importante na melhoria da sobrevivência destes doentes. Em Portugal não existe um programa de rastreio do cancro do pulmão implementado de forma sistemática, como ocorre já em alguns países Europeus. Alguns ensaios clínicos demonstraram benefício na utilização da tomografia torácica de baixa dose para rastreio de cancro do pulmão em populações de indivíduos com risco elevado, com impacto na redução na mortalidade. Esta evidência tem trazido para debate público o tema do rastreio do cancro do pulmão, com um grande investimento nas políticas de saúde internacionais.

Este webinar pretende esclarecer o racional para o rastreio do cancro do pulmão, salientando os principais benefícios e obstáculos da sua aplicação na população portuguesa. Pretende também dar a conhecer e explicar a investigação subsequente à identificação de uma lesão pulmonar suspeita num exame de rastreio, num indivíduo saudável, ajudando a melhor compreender a jornada de diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão”, explica a Dra. Isabel Magalhães, Presidente da Direção da Pulmonale.

A Sessão Online “Rastreio do cancro do pulmão”, decorre no dia 15 de abril, a partir das 21h00, com transmissão exclusiva no Facebook e Youtube da Pulmonale, e conta com a participação do Prof. Venceslau Hespanhol, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário de São João e do Dr. Fernando Guedes, pneumologista e coordenador da unidade de broncologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto. A jornalista Cláudia Pinto, assume a moderação da sessão.

“O impacto do rastreio no sucesso terapêutico do cancro do pulmão” é o tema central desta sessão.

Durante a sessão online a assistência será convidada a partilhar dúvidas e pontos de vista com os oradores.

Categories: AGENDA, Saúde