Turismo

VRSA | Escola de Hotelaria e Turismo concretiza projeto Clube de Ciência Viva “MED_LAB”

A Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (EHTVRSA) concretiza a sua adesão à REDE Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE).

Alavancado na Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3 Algarve), o projeto visa a valorização do conhecimento nas áreas científicas e tecnológicas, e do ensino experimental da ciência, em todos os níveis de ensino, mas particularmente nos níveis de ensino básico e secundário.

Em linha com o projeto educativo da EHTVRSA, que assenta sobretudo na valorização do estilo de vida Mediterrânico, pretende-se ao longo do próximo triénio desenvolver atividades inovadoras que contribuam para a divulgação, investigação e troca de conhecimentos, em oficinas de gastronomia, na criação de novos produtos e na realização de palestras e workshops.

O projeto, aprovado pelo CRESC Algarve 2020 (Plano Operacional do Algarve), visa um conjunto de atividades extensíveis às Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro e Portimão, nomeadamente no que respeita à dinamização de oficinas de culinária dirigidas a público jovem.

As Oficinas de Culinária, complementadas pelo apoio tecnológico de um jogo pedagógico interativo, permitirão aos alunos dos vários níveis de ensino, percecionar a interação sensorial da degustação, enquanto as demais atividades se destinam tanto aos alunos das escolas que integram o projeto, como aos seus parceiros e à população em geral, com interesse em temáticas associadas à Dieta Mediterrânica.

Atividades a desenvolver:

  • Criar o MED_LAB – Laboratório de atividades e experiências associadas à Dieta Mediterrânica na EHTVRSA;
  • Desenvolvimento de jogo pedagógico interativo que compreende a relação entre os ingredientes que melhor combinam entre si, para a elaboração de receitas culinárias associadas à gastronomia mediterrânica;
  • Oficinas de culinária – “Entender a Dieta Mediterrânica”;
  • Desenvolvimento de 1 receita culinária inovadora, com base nos produtos endógenos do Algarve;
  • Jornadas MED_LAB – Dieta Mediterrânica | Experiências associadas à Dieta Mediterrânica.

O CCVnE “MED_LAB” é também uma oportunidade para proporcionar aprendizagens não formais, promovendo o estabelecimento de redes de contacto e parcerias, com impacto positivo na cadeia de valor económico, social e ambiental, com vista à promoção de um turismo mais sustentável.

Categories: Turismo, VRSA