AGENDA

Taça de Portugal de Downhill 2021 arranca em São Brás de Alportel, adaptada ao contexto de pandemia

Esta é a primeira prova europeia de Downhill deste ano e já está confirmada a presença de 150 atletas de 5 nacionalidades, entre os quais os campeões nacionais de Downhill de Portugal e Espanha

A conceituada pista do Arimbo, que é já uma referência nacional, em plena Serra do Caldeirão, recebe este fim de semana, dias 10 e 11 de abril, a primeira etapa da Taça de Portugal de Downhill de 2020, num evento totalmente adaptado ao contexto de pandemia.

Esta que é a mais importante competição nacional desta modalidade, e reconhecida a nível internacional, é a primeira prova da europeia deste ano de Downhill. Um evento que tem como palco uma pista de 2 quilómetros a céu aberto, que se prepara para receber 150 atletas de 5 nacionalidades.

Os campeões nacionais de Portugal e Espanha e parte da seleção da Irlanda vão disputar os melhores resultados neste evento em que o público não terá acesso às áreas de competição ou às áreas das equipas participantes, dado o contexto de pandemia.

Os treinos decorrerão no sábado e a competição terá início pelas 11h00 de domingo, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 17h00.

Sendo uma competição individual e a céu aberto, de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde, o evento foi considerado como de “muito baixo risco” de contágio por COVID-19, pela Autoridade Local de Saúde,  estando a organização a garantir a implementação de todas as medidas de prevenção de contágio durante a realização do evento.

O cenário e as condições oferecidas pelo território são-brasense, próximo do mar e de portas abertas à Serra do Caldeirão, são propícios à prática do downhill e atraem anualmente centenas de atletas que têm regressado para estágios de pré-temporada, com vista a uma melhor preparação para os campeonatos internacionais.

Comprometido com a promoção desportiva no concelho de São Brás de Alportel tanto na prática amadora como na área competitiva e ciente da importância do turismo desportivo, o Município de São Brás de Alportel organiza uma vez esta prova em colaboração com a associação XDream e a Federação Portuguesa de Ciclismo.