Albufeira

ALBUFEIRA | Atletas do Burundi e Etiópia vencem 44.º Cross Internacional das Açoteias

A célebre prova das sapatilhas douradas, na pista das Açoteias decorreu ontem de manhã com o sol a anunciar o verão e a boa disposição que caracteriza a prova, apesar deste ano não contar com público e ser em formato mais contido, dada a situação pandémica. Thierry Ndikumwenayo, do Burundi e a etíope Likina Amebaw venceram o 44.º Cross Internacional das Amendoeiras e o melhor português, Rui Pinto e a melhor portuguesa, Carla Martinho, ficaram em quarto lugar. “Uma prova que nos desperta sempre a adrenalina”, refere José Carlos Rolo.

Numa manhã que parecia ser de verão e boa disposição, a pista das Açoteias recebeu, ontem, o 44.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor.

 Thierry Ndikumwenayo, do Burundi e a etíope Likina Amebaw venceram ontem o 44.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, disputado na pista das Açoteias. Ndikumwenayo terminou com o tempo de 25.21 minutos e acabou oito segundos à frente de Hosea Kiplangat, do Uganda. O irlandês Sean Tobin foi terceiro, a 17 segundos e o melhor português foi Rui Pinto, atleta do 4 Run, que terminou a prova no quarto lugar, a 33 segundos do vencedor.

Na prova feminina, Likina Amebaw terminou com o tempo de 22.42 minutos, à frente das espanholas Azucena Díaz, a nove segundos, e Clara Viñaras, a 20 segundos. Carla Martinho, do Recreio Desportivo de Águeda, foi a melhor portuguesa, terminado no quarto lugar, a 43 segundos da vencedora.

Dada a situação pandémica, este ano não se realizou a prova do campeonato regional nem a prova de desporto adaptado para atletas com deficiência, tendo a competição sidoi limitada apenas a atletas profissionais e com ausência de público, tendo sido cumpridas todas as medidas sanitárias de higiene e segurança emanadas pelas autoridades competentes. No entanto, como refere José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, “é uma prova que nos desperta sempre a adrenalina, não só por ter aqui em Albufeira aos melhores dos melhores do Atletismo nacional e internacional, mas também por voltar a ver esta pista, que é das melhores do país, a ser novamente o palco das chamadas sapatilhas douradas, porque esta é uma prova de facto valiosa para todos”.

O 44º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é uma organização da Associação de Atletismo do Algarve em parceria com o Município de Albufeira, contando com o apoio do Instituto Português de Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve e teve transmissão em direto na Bola TV e Live streeaming no Youtube  bem como pelo Facebook da AAALGARVE.

Categories: Albufeira, Desporto