Quarteira

QUARTEIRA DECIDE | Sessão de Informação no Bairro do IGHAPE

No último sábado, dia 17 de abril, o Projeto QUARTEIRA DECIDE, coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti, promoveu uma sessão de informação junto dos moradores do Bairro do IGHAPE.

Através de uma metodologia de Orçamento Participativo, os bairros da freguesia (Abelheira, Igaphe e Checul), vão poder decidir e implementar os projetos que consideram mais importantes e relevantes para a comunidade.

A iniciativa foi apresentada por Naíne Andrade, dando igualmente conta de que os moradores do Bairro do IGHAPE poderão decidir um projeto a implementar no bairro no valor máximo de 5 mil euros, tendo ficado agendada nova data para apresentação de projetos.

Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, frisou que “o QUARTEIRA DECIDE é mais uma etapa para uma Quarteira mais participativa, onde todos têm uma palavra a dizer. Estes jovens, com um papel assumidamente ativo, irão impulsionar os lugares onde vivem, que contam com décadas de histórias, e os enriquecer social e culturalmente, juntamente com os seus moradores”.

O autarca quarteirense considerou ainda que a verba prevista é pouca mas adiantando que é intenção da Câmara Municipal de Loulé chamar a si a gestão do bairro que, presentemente, pertence ao IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, em Lisboa, longe da realidade local. Com gestão camarária, será então possível proceder a intervenções de fundo, valorizando ainda mais o bairro, o que não é possível no quadro da atual gestão.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira