Quarteira

QUARTEIRA DECIDE | Sessão de Informação no Bairro da Checul

O Projeto Quarteira Decide promoveu uma sessão de informação junto dos moradores do Bairro da Checul, pela mão dos jovens moradores Giovanna Ramos e Vasco Viegas.

A sessão contou com a presença de Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, segundo o qual “o QUARTEIRA DECIDE é mais uma etapa para uma Quarteira mais participativa, onde todos têm uma palavra a dizer. Estes jovens, com um papel assumidamente ativo, irão impulsionar os lugares onde vivem, que contam com décadas de histórias, e enriquecê-los social e culturalmente, juntamente com os seus moradores”.

Nelson Dias, da Associação Oficina, promotora do projeto, disse aos presentes que, “em cada bairro, nós temos duas pessoas, normalmente, uma jovem e um jovem, as pessoas que, no bairro, fazem parte da nossa equipa. Neste caso da Checul, temos a Giovanna e o Vasco, aqui residentes, e é graças a eles que se fez o processo de dinamização com que vai funcionar todo este trabalho. Eles vão explicar as fases que estão previstas. A ideia inicial é que cada um dos 3 bairros apresentem ideias para implementar projetos até 5 mil euros de orçamento. O importante é que cada bairro possa ter esta oportunidade de falar, discutir as suas ideias e apresentar as suas necessidades. Dentro de aproximadamente um mês (22 de maio), poderão apresentar as vossas propostas, que serão analisadas no sentido de se aferir se são ou não possíveis de executar. As que forem possíveis de executar dentro do orçamento previsto, vocês vão poder decidir através de uma votação que aqui terá lugar. Depois, o projeto vencedor será executado”.

Vasco Viegas explicou como todo o processo irá decorrer.

O Projeto QUARTEIRA DECIDE é coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti.

QUARTEIRA DECIDE é um projeto que prevê a realização de três processos de Orçamento Participativo em três bairros da cidade de Quarteira – um de habitação municipal (Abelheira/Amendoeira), um de habitação do Estado (IGAPHE) e um de uma cooperativa de habitação (Checul).

Em cada bairro foram recrutados jovens de ambos os sexos para serem as tutoras e os tutores que vão coordenar e dinamizar estes processos de participação.

O Orçamento Participativo é para todas/os uma novidade e um desafio que aceitaram abraçar.

A Oficina, promotora do projeto, agradece “à Junta de Freguesia de Quarteira, à Associação Akredita Em Ti e ao Município de Loulé a inestimável colaboração neste trabalho”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira