AGENDA

Albufeira organiza ciclo de conferências sob a designação de “Mar Con(S)Ciência”

Sob o título genérico de “Mar Con(s)Ciência”, o Município de Albufeira organiza um ciclo de ‘webinários’, no âmbito do Programa Bandeira Azul para 2021. São parceiros nestes seminários o CCMAR – Centro de Ciências do Mar, da Universidade do Algarve, a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e o Clube Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira. Terão lugar amanhã, 20 de maio, 4 de junho e 16 de novembro, sempre às 15h00 e transmitidos em direto no facebook do Município. José Carlos Rolo fala numa “nova era de desenvolvimento para Albufeira” através do mar. Para participar neste ciclo, inscreva-se em https://forms.gle/S52SGKkvHbveoUV57

O Município de Albufeira apresenta um Ciclo de seminários online sob o título genérico de “Mar Con(s)Ciência”, integrado num vasto leque de ações destinadas à Informação e sensibilização do  público, no âmbito do Programa Bandeira Azul para 2021. São parceiros nestes seminários online o CCMAR – Centro de Ciências do Mar, da Universidade do Algarve, a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e o Clube Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira.

O primeiro seminário online é já amanhã, quinta-feira, 20 de maio, às 15h00 e tem por tema “Conservação e áreas Marinhas Protegidas”. Com uma duração de 45 minutos, este webinário assinala o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) e conta com as intervenções de três investigadores Centro de Ciências do Mar, da Universidade do Algarve: Jorge Gonçalves, Bárbara Horta e Costa e Jorge Palma, com moderação a cargo de Catarina Gonçalves, da Associação Bandeira Azul da Europa.

A 4 de junho, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), o seminário tem por tema “A Biotecnologia Azul” e será igualmente às 15h00, com uma duração de 45 minutos. A palavra cabe a João Silva e a Luísa Barreira, ambos investigadores do CCMAR – UALg e terá como moderadora, Marta Ramos, por parte da Unidade do Ambiente do Município de Albufeira.

O ciclo encerra a 16 de novembro, dia Nacional do Mar, com o tema “Pesca e Aquacultura Sustentável” e vai contar com as intervenções de Margarida Castro e Maria Teresa Dinis, investigadoras do CCMAR – UALg. Terá a mesma duração que os seminários anteriores (45’) e será igualmente transmitido às 15h00, contando com a moderação de Ana Simões, do Clube Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira.

A transmissão será feita em direto através da página do facebook do Município e a participação é gratuita. No entanto, deverá ser feita a inscrição, através do preenchimento do formulário que se encontra em:

https://forms.gle/S52SGKkvHbveoUV57

“Já ninguém ignora que o Mar é um dos mais importantes recursos naturais de Portugal, com um enorme potencial económico”, diz o presidente do Município, José Carlos Rolo. “Em Albufeira, temos uma frente de mar notável, com uma riqueza de recursos que permite um desenvolvimento futuro a vários níveis, como a pesca, a qualificação do turismo e do ambiente, ciência e tecnologia, energias renováveis, cultura e diplomacia e até na defesa e segurança. Como se sabe, pela parte que cabe à Autarquia, estamos a dar cada vez mais atenção ao nosso mar, como um recurso capaz de assegurar uma nova era de desenvolvimento para Albufeira, pelo que estes webinários no âmbito do nosso programa da Bandeira Azul, são de grande importância para todos nós”, conclui.

Categories: AGENDA, Albufeira