Quarteira

Vilamoura na corrida para a descarbonização da mobilidade automóvel

A Inframoura pretende promover a ampliação da rede atual de postos de carregamento de veículos elétricos no território de Vilamoura, adotando-se uma abordagem de carregamento rápido, com o objetivo de proporcionar ao utilizador uma qualidade de serviço superior e induzir em simultâneo, a transição tecnológica e energética na mobilidade local.

No âmbito da Estratégia Municipal de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas do Concelho de Loulé (EMAAC) e com a intenção de criar uma rede coerente, fiável, de proximidade e de elevada qualidade de serviço ao cidadão, a Inframoura pretende promover a concessão para a exploração e ampliação da rede de postos de carregamento em regime de exclusividade na via pública por um período de 15 anos, devidamente integrada na rede nacional Mobi.e.

O contrato de concessão a celebrar na sequência de concurso internacional integrará, para além dos postos de carregamento já existentes, os que decorram da proposta adjudicada. A data-limite para a receção de propostas será o dia 8 de junho.

Desde agosto de 2018, a Inframoura disponibiliza um conjunto de 6 postos de carregamento no centro de Vilamoura e Vila Sol, 5 de carregamento normal e 1 de carregamento rápido, encontrando-se neste momento em fase final a implementação do 7º posto de carregamento na alameda da praia de Vilamoura.

Adicionalmente, projeta-se a ampliação da rede no âmbito do contrato de concessão, a contar com um mínimo de 16 postos de carregamento e um máximo de 23 postos de carregamento no espaço público pelo qual a Inframoura é responsável. Segundo os dados divulgados pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), no ano de 2020, a venda de veículos elétricos registou um aumento de mais de 55% face ao período homólogo, enquanto a venda de veículos de combustão registou uma queda de mais de 40% face ao período homólogo, prevendo-se que este cenário evolua muito favoravelmente, considerando que a partir de 2040 Portugal irá assegurar que todos os veículos novos vendidos em Portugal serão responsáveis por zero emissões de carbono.

Categories: Quarteira