AGENDA

MOMI | Um novo Festival de Teatro vai nascer no Algarve

A companhia JAT – Janela Aberta Teatro está a preparar o MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, que irá decorrer no último fim de semana de Novembro de 2021, na cidade de Faro.

Espetáculos, performances, workshops, residências e encontros, com artistas e companhias nacionais e internacionais, são esperados em diversos palcos e espaços da cidade. Um evento onde se destaca a coexistência de fórmulas e linguagens estéticas distintas, de companhias consagradas e de projetos inovadores em ascensão, conectando público, artistas e cidade. Uma conexão que o JAT, consciente da sua responsabilidade enquanto agente cultural algarvio, pretende estimular depois deste período conturbado para a cultura e para a sociedade portuguesa.

“A cultura, imprescindível em qualquer sociedade, está viva e o MOMI pretende ser um evento inspirador e transformador. Queremos apresentar uma oferta cultural de vanguarda, que combina linguagens inovadoras no panorama artístico contemporâneo e promove trabalhos e visões de fusão entre as artes performativas num ambiente único. Podermos abrir novos caminhos, redes, diálogos e intercâmbio entre artistas, entidades culturais e público, e proporcionar às gentes da nossa cidade e da nossa região a possibilidade de ver e apreciar o trabalho de muitos artistas e companhias de nível mundial, dar visibilidade às suas criações e aos seus trabalhos, bem como colocar Faro e o Algarve numa posição de relevo no panorama cultural internacional, é para nós um objetivo e um privilégio”.

O Festival tem já aberta uma Open Call, que termina a 30 de Junho, para companhias nacionais e internacionais, que queiram apresentar-se no MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, cujo formulário e regulamento podem ser consultados  através das redes sociais e da página web do JAT: http://www.colectivojat.com

O MOMI conta com a direção artística da dupla Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa e terá lugar em vários espaços da cidade, como o Teatro das Figuras, o Teatro Lethes, a Casa das Virtudes, o Gimnásio Clube de Faro, a Universidade do Algarve, o IPDJ, entre outros, e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, Município de Faro, Iberescena, Direção Regional de Cultura do Algarve, Acción Cultural Española e Região de Turismo do Algarve.

Sobre o JAT – Janela Aberta Teatro

Sediado em Faro, Portugal, o JAT – Janela Aberta Teatro é uma companhia especializada em Teatro Físico dirigida por Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, que assinam mais de uma dezena de produções teatrais e projetos audiovisuais no Algarve.

Desenvolve também um forte projeto de Formação Teatral, onde se aprofundam disciplinas variadas do Teatro em geral, e do Teatro Físico em particular, formando novos atores e novos públicos, em Portugal e no estrangeiro.

Os projetos de Teatro Comunitário são também uma das áreas de intervenção artística do JAT, com o Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa, e com o Teatro de Vizinhos – Faro, que são espaços de diálogo, criação e participação comunitária, de jogo e expressão artística, onde a comunidade é a protagonista das suas histórias.

O JAT colabora com estruturas e companhias nacionais e internacionais de países como Espanha, Inglaterra, Argentina, Brasil, Hungria, Grécia, França, Itália ou Indonésia.

Categories: AGENDA, Algarve, Faro