Quarteira

QUARTEIRA | Inauguração da requalificação da praça em frente ao edifício da GNR

Foi inaugurada na sexta-feira, 4 de junho, a obra de intervenção realizada na praça em frente ao edifício da GNR em Quarteira.

Um investimento que se junta a muitas outras intervenções que têm mudado a face desta que é, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, uma “cidade importantíssima no Algarve e que emerge aos olhos de Portugal pela qualidade urbana que vai tendo”, contribuindo também para responder às novas vivências urbanas.

Estas intervenções são realizadas a pensar em quem aqui vive mas os visitantes também não são esquecidos, até porque o turismo constitui “a mola real da economia local. É importante que os turistas venham, se sintam bem, que gostem de passear e de passar aqui as suas férias”, acrescentou o autarca louletano.

“As pessoas estão a mudar o estilo de vida, querem conviver, conversar, passear, trazer os netos ao jardim, andar de bicicleta, fazer jogging ou atividade em máquinas e nós estamos a preparar as nossas cidades para essas novas necessidades dos nossos concidadãos”, explicou o presidente Vítor Aleixo, um defensor desta fruição ao ar livre, em estreito contacto com a natureza.

Tal como o autarca da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, que acredita que estes elementos urbanos proporcionarão o convívio social, superando o isolamento causado pela sociedade tecnológica. “São espaços sociais que começam a concentrar as famílias e os amigos. Por isso, cada vez mais, temos que arranjar áreas destas, destinadas também à atividade física, como é o caso das zonas de street workout criadas aqui ao pé e, uma outra, no Passeio das Dunas”, adiantou o responsável quarteirense.

Numa área urbana consolidada, esta intervenção teve como objetivo essencial a requalificação de um espaço que se encontrava descaracterizado, devolvendo às pessoas um espaço de qualidade, aprazível e digno do contexto em que se insere.

A empreitada permitiu converter esta praça num espaço com carácter de jardim, através da criação de uma área verde, com relva e árvores de sombra, com equipamentos urbanos e um grande espaço de jogo e recreio. Os perfis dos arruamentos adjacentes à praça, do lado nascente e poente, passaram a ser de calçada e de uso pedonal. Na Rua dos Bombeiros foi aumentado o passeio do lado nascente. Já na Rua do Nascente foram criados dez lugares de estacionamento.

Para além disso, a rede de abastecimento de água e a Iluminação pública foram substituídas e a rede de drenagem de águas pluviais ampliada e remodelada, um reforço nestas infraestruturas que, como sublinhou Vítor Aleixo, explica também o valor da obra: 600 mil euros.

A estas juntam-se outras empreitadas inauguradas recentemente (a 13 de maio, Dia do Município) – a Alameda da Praia da Marina e a 2ª fase do Passeio das Dunas –, totalizando 3,5 milhões de euros. “Em quinze dias, estamos aqui a inaugurar investimentos públicos da Câmara Municipal de Loulé nesta freguesia de cerca de 4,8 milhões”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, salientando o dinamismo do investimento público municipal. Até porque, de acordo com o Anuário dos Municípios Portugueses, Loulé é em Portugal o concelho de média dimensão que mais investimento realizou em 2020.

A Pista de BMX, a Escola EB2,3 D. Dinis e a Rua do Sol serão as próximas obras em Quarteira a serem inauguradas, adiantou Vítor Aleixo.

Categories: Quarteira