AGENDA

LOULÉ | Dia Internacional dos Arquivos com lançamento de livro

A 9 de junho, assinala-se o Dia Internacional dos Arquivos e o Arquivo Municipal Professor Joaquim Romero Magalhães, em Loulé, irá marcar a data com o lançamento do livro “Breve História das Confrarias, Irmandades e Mordomias de Loulé na Idade Moderna (séculos XVI, XVII e XVIII)”, da autoria de Marco Sousa Santos, Coleção Arquivo&História. A sessão acontece pelas 17h30 desta quarta-feira.

A obra constitui um exercício de síntese sobre aquilo que terá sido a evolução histórica da rede confraternal no termo de Loulé ao longo da Idade Moderna (séculos XVI, XVII e XVIII), arrolando o essencial do que foi possível recolher a respeito da história, protagonistas, modelo de organização e atividades desenvolvidas pelas noventa irmandades, confrarias e mordomias com atividade documentada no território em questão durante o referido período. Na primeira parte do livro é apresentada uma breve caracterização do conjunto, enquanto que na segunda parte, organizada sob a forma de fichas de inventário divididas por freguesias, se reúne o essencial do que foi possível apurar em relação à história e particularidades de cada uma das nove dezenas de confrarias e irmandades identificadas.

Marco Sousa Santos é licenciado em Património Cultural e mestre em História da Arte pela Universidade do Algarve. Frequenta atualmente o curso de doutoramento em História da Arte na Universidade de Coimbra. É membro do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos em Património, Paisagem e construção da Universidade do Algarve. Foi um dos vencedores da 1ª edição do Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes, em 2015, e em 2017 venceu a 2ª edição do mesmo Prémio. Já em 2019, conquistou o primeiro lugar na 1ª edição do Prémio Ensaio Histórico da União de Freguesias de Faro. É autor de livros e artigos que versam sobretudo temas relacionados com a arquitetura religiosa portuguesa da época Moderna e com a história e património da região algarvia.

Categories: AGENDA, Loulé