Algarve

Casa de Angola no Algarve | Tomada de Posse e espetáculo cultural iniciam 30.º aniversário

Fundada a 11 de Junho de 1991, esta “menina”, agora adulta, quis celebrar o seu 30.º Aniversário ao jeito que tanto caracteriza o sangue Angolano.

Respeitando todas as normas e regras impostas pela DGS face à situação que ainda é uma realidade no mundo, foi o Teatro Municipal de Faro o palco escolhido para acolher a Casa de Angola – Algarve e todos os seus membros e Amigos, para a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, que iniciam aqui este novo mandato.

Reconduzido em mais um mandato, Gameiro Alves preside uma nova direcção que conta com Ana Paula Santos (vice-presidente), Paulo Botelho, Maria Isabel Palha (secretários), Vitorino Ganhão (tesoureiro), Nina Sardinha e Carlita Maquengo (vogais).

O Ilustre advogado Carlos Pereira é o novo presidente da assembleia-geral, contando ainda com Célia Machado (vice-presidente), Joana Braz e Rodolfo Sousa (secretários).

O conselho fiscal ficará agora entregue a José Carlos Júnior (presidente) e aos vogais Graciano Bitoque e Nelson Vieira.

A recepção e o acolhimento dos nossos amigos e associados, bem como algumas entidades oficiais, foi ainda na rua, ao som do Beto Kalulu, do Tomé e do Sérgio com os sons das suas batucadas, transportaram-nos até aos musseques, confundindo este pôr do sol com que Faro nos brinda e nos recebe todos os finais de tarde, com o alaranjado de terras africanas que tanto nos aqueceu a alma e apurou os sentidos.

Numa apresentação a cargo de Nuno Sardinha (RTP África), foram apresentadas em estreia absoluta, as nossas MUKWAXES (donas do terreno), com a garra e determinação de Nzinga Mbandi dançaram os ritmos que tanto nos caracterizam, com a ginga e jindungo  que nos está no sangue.

Isarina João declamou a Angola que tem na alma e lhe corre nas veias, ninguém conseguiu ficar indiferente.

A Rafaela Pintassilgo (Luso-Angolana) brindou-nos com o seu talento inato e voz melodiosa num fado.

Bonga @ Casa de Angola do Algarve – David Pereira Photography – D+ Photos ®

O senhor que se seguiu nem precisa de apresentação, Bonga Kwenda, foi quem nos encheu de canções que todas as gerações conhecem, desde a Mariquinha, Mulemba Xangola, Kambua entre outras e com o seu humor ímpar que nos solta gargalhadas sem igual.

Estamos gratos a todos os que nos honraram com a sua presença e que continuam a ser amigos desta Casa de Angola que é de todos nós.

Um especial agradecimento ao Município de Faro e ao seu Presidente, Rogério Bacalhau, à União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) e ao seu Presidente, Bruno Lage, ao Instituto D. Francisco Gomes e ao seu Presidente, António Barão e ao CIMA e ao seu Presidente do conselho de administração, Fernando Tavares Pereira, que tanto nos apoiam e estão sempre presentes.

Este ano seguir-se-ão muitas outras novidades, convidamos todos a seguirem as nossas páginas nas redes sociais.

Por: Casa de Angola no Algarve

Categories: Algarve