No último sábado, dia 26 de julho, o Projeto QUARTEIRA DECIDE, coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti, promoveu a terceira etapa deste projeto, votação das ideias apresentadas pelos moradores e contagem dos votos.
Depois dos bairros do IGHAPE e da Checul, a terceira sessão da tarde teve lugar nos Bairros da Abelheira e da Amendoeira, onde, como vem sendo timbre, se registou um recorde de participação. Também aqui, os moradores, após o voto, tiveram direito a um miminho numa cortesia da junta de freguesia.
Contados os votos, o projeto mais votado foi a criação de um espaço de lazer comum aos dois bairros.
Segundo Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, “o QUARTEIRA DECIDE é mais uma etapa para uma Quarteira mais participativa, onde todos têm uma palavra a dizer. Estes jovens, com um papel assumidamente ativo, irão impulsionar os lugares onde vivem, que contam com décadas de histórias, e os enriquecer social e culturalmente, juntamente com os seus moradores”.
Através de uma metodologia de Orçamento Participativo, os bairros da freguesia (Abelheira/Amendoeira, IGAPHE e Checul), têm assim a oportunidade de poder decidir e implementar os projetos que consideram mais importantes e relevantes para a comunidade.
Segue-se a implementação dos projetos vencedores, devendo ser criado um grupo de trabalho em cada território, composto pela equipa do projeto, tutores e proponentes, para tomarem as decisões do ponto de vista operacional.
Este trabalho é desenvolvimento no âmbito do Quarteira Decide, que conta com o financiamento da incubadora social Civic Europe, sedeada em Berlim. Este foi um dos 15 projetos financiados por esta entidade, na Europa, num universo de 840 candidaturas.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira