Quarteira

QUARTEIRA DECIDE | Bairro do IGHAPE quer um espaço de lazer

No último sábado, dia 26 de julho, o Projeto QUARTEIRA DECIDE, coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti, promoveu a terceira etapa deste projeto, votação das ideias apresentadas pelos moradores e contagem dos votos.

A primeira sessão da tarde teve lugar no Bairro do IGHAPE com boa participação dos moradores, os quais tiveram direito a um miminho numa cortesia da junta de freguesia.

Contados os votos, o projeto mais votado foi uma Zona de Lazer, um espaço de lazer com bancos e equipamentos para as crianças na zona sul do bairro.

Através de uma metodologia de Orçamento Participativo, os bairros da freguesia (Abelheira/Amendoeira, IGAPHE e Checul), têm assim a oportunidade de poder decidir e implementar os projetos que consideram mais importantes e relevantes para a comunidade.

Segundo Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, “o QUARTEIRA DECIDE é mais uma etapa para uma Quarteira mais participativa, onde todos têm uma palavra a dizer. Estes jovens, com um papel assumidamente ativo, irão impulsionar os lugares onde vivem, que contam com décadas de histórias, e os enriquecer social e culturalmente, juntamente com os seus moradores”.

Recordamos que é intenção da Câmara Municipal de Loulé chamar a si a gestão do bairro que, presentemente, pertence ao IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, em Lisboa, longe da realidade local. Com gestão camarária, será então possível proceder a intervenções de fundo, valorizando ainda mais o bairro, o que não é possível no quadro da atual gestão.

Segue-se a implementação dos projetos vencedores, devendo ser criado um grupo de trabalho em cada território, composto pela equipa do projeto, tutores e proponentes, para tomarem as decisões do ponto de vista operacional. 
Este trabalho é desenvolvimento no âmbito do  Quarteira Decide, que conta com o financiamento da incubadora social Civic Europe, sedeada em Berlim. Este foi um dos 15 projetos financiados por esta entidade, na Europa, num universo de 840 candidaturas. 

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira