Opinião

5 recomendações para triunfar na universidade

O ensino secundário é uma das melhores épocas para os adolescentes, pois durante esse período eles escolhem os cursos relacionados com seu futuro profissional e laboral de acordo com as suas preferências.

Quando esta etapa chega ao seu fim, muitos jovens decidem continuar seus estudos na universidade para se tornar expertos em alguma especialidade. Direito, engenharia, comunicação, literatura, economia, as opções são diversas.

No entanto, há uma questão que muitos estudantes não consideram: a faculdade não é igual à escola. Estudar no nível superior não é uma tarefa impossível, mas também não é tão simples quanto apostar na Betano e ganhar dinheiro.

5 conselhos para ter êxito na Universidade

A faculdade é uma etapa muito especial. Neste artigo encontrarás recomendações fundamentais para aproveitar ao máximo esta nova fase.

Organize o seu tempo

Ser organizado é o segredo do êxito nos diferentes âmbitos da vida. A universidade não é a exceção. Para conseguir ler os materiais oferecidos nas aulas, passar nos exames e aprovar os trabalhos que solicitam os professores é preciso manter uma rotina de estudo.

Isto não quer dizer que é preciso deixar de lado a vida social ou restringir os momentos de descanso. Fazer um cronograma com espaços definidos para atividades sociais, estudantis, familiares e pessoais e respeitar o planejamento é a melhor forma de se organizar.

Faça amigos

A faculdade é um ambiente plural no qual coexistem pessoas de diferentes nacionalidades, origens, classes sociais, crenças e preferências.

Esta mistura cultural é uma experiência muito enriquecedora para todos, pois ajuda a descobrir outras formas de ver a vida e viver a intercambiar pensamentos e concepções sobre diferentes assuntos.

Adicionalmente, fazer amigos na faculdade também é importante para a vida acadêmica. Os colegas podem passar as anotações das aulas, explicar conceitos e formar grupos de estudo.

Participe nas aulas

É importante entender que na universidade o principal responsável pela sua formação é o estudante. Então, ter uma participação ativa na sala de aula é fundamental para incorporar os conceitos teóricos e entender qual é sua aplicação prática. Quanto mais frequente a participação, maior será o aprendizado.

Participar nas aulas também ajuda a tirar dúvidas sobre os textos, a criar debates em relação aos conteúdos das matérias e também a demonstrar proatividade frente aos professores e colegas.

Estabeleça bons relacionamentos com os professores e tutores

Além de fazer amigos, também é fundamental criar bons relacionamentos com as autoridades acadêmicas.

O intuito não é tentar ser favorecido na hora do lançamento de notas, senão aproveitar as diferentes contribuições que os professores podem fazer na sua vida profissional.

Os professores e tutores coordenam grupos de estudo ou pesquisas, estão em contato com profissionais no mercado de trabalho que podem contratar estagiários e sabem muito bem quais são as melhores oportunidades de intercâmbio.

Aproveite ao máximo todas as oportunidades

O nível superior é muito mais do que aulas multitudinárias, provas e notas. Também é um ambiente que oferece diferentes atividades que devem ser aproveitadas, pois podem fazer uma grande diferença na sua vida.

Palestras, oficinas, cursos profissionalizantes, estágios, projetos de extensão ou iniciação científica são alguns deles. Não deixe passar estas oportunidades que agregam experiência e conhecimentos à sua formação.

Categories: Opinião