Quarteira

QUARTEIRA | Grupo de Teatro Comunitário Fora da Caixa retoma atividade e vai ao Teatro Lethes

O Grupo de Teatro Comunitário Quarteira Fora da Caixa retomou a sua atividade após o período de confinamento e restrições devido à pandemia. A primeira sessão foi dedicada principalmente ao ensaio da peça Cinema Miami, que o grupo irá apresentar no Teatro Lethes, em Faro, e ainda por confirmar a Almada.

A épica peça do Grupo de Teatro Comunitário Quarteira – Fora da Caixa subirá ao palco do Teatro Lethes, em Faro, no dia 9 de Outubro às 21 horas.

O Grupo de Teatro Sénior é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé, com a parceria do Colectivo JAT – Janela Aberta Teatro.

O Grupo de Teatro Comunitário de Quarteira tem como objetivo ser um espaço de criação, expressão, celebração e encontro entre vizinhos.

Criado em 2018 por Miguel Martins Pessoa e o Colectivo JAT, este projeto de inovação cultural e social tem como objetivo oferecer um espaço de formação, criação e expressão artística à comunidade Quarteirense (e arredores).

Quarteira Fora da Caixa é um projeto que junta vizinhos e vizinhas de todas as idades, que fazem do palco um lugar de encontro, reflexão e crítica social.

Membros da comunidade, dos 5 aos 83 anos, de todas as origens, todos os estratos sociais e todas a etnias que ensaiam e criam juntos.

O Grupo de Teatro Comunitário tornou-se mais um embaixador deste território, contribuindo para a mudança de estigmas, não só promovendo a região, mas sobretudo ajudando as suas gentes, seja qual for a sua condição social, ou situação de exclusão, a sentirem-se partes de uma comunidade e de uma identidade.

Incita à participação ativa na sociedade, estabelece o encontro entre pessoas, o encontro entre várias gerações, desenvolve valores como a igualdade e os Direitos Humanos, combate todos os tipos de discriminação, devolve a criatividade e a imaginação e dá oportunidade às pessoas de se expressarem juntas, rompendo o paradigma do “eu” para resgatar o paradigma do “nós”.

Este projeto multidisciplinar e multicultural pretende ser um espaço de desenvolvimento social, de capacitação, de encontro entre vizinhos e para vizinhos, onde é a comunidade que tem direito à criatividade, à imaginação e à expressão artística, um espaço de desenvolvimento humano que dá voz e identidade à população e enriquece o tecido cultural, não só Quarteirense mas também regional.

O Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa tem tido também a adesão de membros da comunidade estrangeira residente, permitindo uma coesão social cada vez maior neste território.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira