Quarteira

QUARTEIRA | Lar da Sagrada Família celebra Centenário da Avó Bia

06 DE OUTUBRO DE 2021

«Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Deus» (Salmo 22:10)

Originária da palavra latina centenariu, centenário refere-se a um período de tempo que cobre cem anos. Utiliza-se como referência ao aniversário de um século, atribuído a pessoas, causas, festividades, entidades, entre outras.

É bastante comum que um centenário seja celebrado efusivamente. Quando o centenário se refere a uma pessoa, torna-se fulcral comemorar de forma entusiasta, por a longevidade acima da média (na grande maioria dos países a esperança média de vida situa-se abaixo dos 90 anos) ser um marco inalcançável para muitos.

Embora celebrado de forma diferente, no estrito cumprimento de todas as diretrizes de segurança impostas por força da pandemia de Covid-19, celebramos, a 06 de outubro, no Lar da Sagrada Família, do Centro Paroquial de Quarteira, o centenário da nossa querida utente Maria Mestre, carinhosamente conhecida de todos pela “Avó Bia”.

Apesar de a pandemia ter alterado as rotinas de todos nós e não nos ter permitido celebrar com a pompa que o evento merece, foi uma tarde de emoções, em que a Avó Bia soprou as velas, rodeada do carinho, amor e amizade dos seus familiares.

Nas palavras do seu neto, Ricardo, “foi uma alegria tremenda eu ter 41 anos, ela com 100, a minha filha de 6 anos poder conhecer a bisavó e partilharem o momento, poder criar memórias na minha filha”. Apesar dos seus 100 anos, e das dificuldades que enfrentou na vida, a Avó Bia está consciente e reconhece todos os familiares.

Feliz Aniversário Avó Bia!

Texto: Ana F. Pinheiro

Fotografia: Vanessa Graça

Categories: Quarteira