Desporto

LAGOS | Dia da anemia com rastreios junto da Seleção Nacional A de futebol Feminino

No âmbito do Dia da Anemia, que se celebra a 26 de novembro, a Anemia Working Group Portugal (AWGP), em parceria com a Vifor Pharma, pretende alertar a população sobre a importância do diagnóstico da anemia e como a tratar. A ferropénia, défice de ferro, será outro assunto que importa alertar.

Para aumentar a informação e conhecimento sobre a anemia e ferropénia, o AWGP em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol, realiza no dia 26 de novembro, rastreios junto da Seleção Nacional A de futebol Feminino.

Os rastreios vão ser feitos antes do treino, pelas 9 da manhã, no Hotel Cascade Wellness Resort (Lagos), onde a Seleção A Feminina estará a estagiar entre 19 e 30 de novembro.

A identificação e tratamento da anemia em contexto de cirurgia – parte integrante e essencial do programa de gestão do sangue do doente (PBM – Patient Blood Management) – permite uma redução em 51,2% das transfusões, em mais de 10% nos internamentos e em 37,2% nos reinternamentos. Nos custos é também verificada uma redução (mortalidade, internamento, consultas, etc.) de 6,3%, o que perfaz uma poupança de um valor estimado em cerca de 67,7 milhões de euros.

Reduz também o tempo de internamento após a cirurgia e a taxa de readmissões, permitindo uma permanência mais curta no hospital, com benefícios para o doente, que pode ir mais cedo para casa, para as unidades de saúde, que terão maior disponibilidade de camas de internamento e para ambos porque beneficiam da redução dos riscos associados ao internamento hospitalar.

Categories: Desporto, Lagos, Saúde