Saúde

Plataforma ‘Medicamento Certo’ chega a auchan.pt | Informação sobre problemas de saúde de menor gravidade e medicamentos não sujeitos a receita médica

A plataforma ‘Medicamento Certo’ já chegou ao site da Auchan. Desenvolvida por uma equipa de farmacêuticos da startup portuguesa SerFarma, esta solução digital inovadora disponibiliza, de forma cómoda e intuitiva, informação sobre problemas de saúde de menor gravidade e medicamentos não sujeitos a receita médica, que apoia os consumidores a fazerem escolhas para uma automedicação responsável e em segurança.

Para obter respostas às suas dúvidas, o consumidor deve definir no interface inicial se procura esclarecimentos sobre sintomas ou medicamentos. A partir daí, é guiado através de um conjunto de passos, que contemplam a introdução de informações adicionais sobre alergias, condições de saúde prévias e toma de medicamentos, entre outras, até obter como resultado informação adaptada à sua situação.

Na seção Sintomas, a Medicamento Certo faculta informação sobre sintomas relacionados com problemas de saúde de menor gravidade. No resultado final, o consumidor vai encontrar sugestões de cuidados não farmacológicos que ajudam a aliviar o referido sintoma e a indicação do(s) medicamento(s) adequados para a situação em causa. De ressalvar que, caso sejam introduzidos sintomas graves ou identificados sinais de alerta, a irá alertar o consumidor para que consulte um profissional de saúde ou contacte a linha SNS 24.

Já na seção Medicamentos, o consumidor encontrará informação sobre a composição e indicação terapêutica do fármaco, advertências e precauções, bem como a forma de o tomar, as doses indicadas e o tempo de tratamento adequado.

De sublinhar que, quando realizadas de forma responsável, a autogestão da saúde e a automedicação permitem melhorar a saúde do doente e também otimizar os sistemas de saúde ao reduzir o número de consultas médicas e urgências não justificadas.

“Com a ‘Medicamento Certo’ pretendemos reforçar o contributo da Auchan para a promoção do uso racional do medicamento e oferecer ao cliente a possibilidade de comprar medicamentos não sujeitos a receita médica em auchan.pt com toda a comodidade e conveniência, apoiado em informação rigorosa e credível, que lhe permita efetuar uma automedicação responsável e consciente”, sublinha Inês Matos, Diretora de Nutrição, Saúde e Bem-Estar e responsável pelo projeto, na Auchan Retail Portugal.

A ‘Medicamento Certo’ está disponível aqui e é para uso exclusivo de maiores de 18 anos.

Categorias:Saúde