A AHDPA – Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer, responsável pelo Centro de Dia no empreendimento turístico de Vila Sol, em Quarteira, viu renovado o seu contrato-programa com a Câmara Municipal de Loulé para o ano de 2022.
A cerimónia de assinatura deste e de mais 32 contratos-programa com instituições particulares de solidariedade social e associações sociais do concelho de Loulé decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a Autarquia a atribuir um montante de 1.185.000,00 euros às entidades para o desenvolvimento das suas atividades no presente ano.

A AHDPA foi representada pelo seu presidente, Adelino Rocha.

O funcionamento geral das instituições, a realização de obras de conservação dos edifícios ou o apoio à eficiência energética são as principais áreas a que se destina este subsídio que a Câmara Municipal de Loulé canaliza anualmente para o setor social, acorrendo, assim, às necessidades das populações mais fragilizadas e em risco.
“É dinheiro público que esta Câmara decide investir na rede de organizações, associações, lares e outras instituições de apoio social. Temos muito orgulho neste apoio porque sabemos que é uma maneira importante de chegar às pessoas que precisam de ajuda. Poucos municípios financiam a rede de apoio social como o de Loulé”, salientou o presidente Vítor Aleixo em comunicado de imprensa.
Nesta ocasião o autarca apelou ainda à adesão das instituições ao programa de instalação de painéis fotovoltaicos nos seus edifícios, comparticipada em 100% pela Autarquia. Ao integrar este equipamento produtor de energia sustentável haverá uma redução na fatura mensal na ordem dos 75%, uma poupança que poderá ser usada pelas instituições para outras atividades. “Aquelas instituições que ainda não se equiparam com painéis fotovoltaicos podem pedir apoio à Câmara. Inclusivamente ajudamos a organizar o processo e depois financiamos”, explicou. Esta é, de resto, mais uma das iniciativas levadas a cabo no concelho, tendo em vista a redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. “Somos um município com uma política proativa para a descarbonização e adaptação do nosso território às alterações climáticas e este apoio está diretamente ligado a este objetivo”, referiu ainda.
Sobre o Centro de Dia da AHDPA
O Centro de Dia da AHDPA, em Vila Sol, Quarteira, tem acordo com a Segurança Social. Apresenta um ambiente familiar e acolhedor e disponibiliza serviços de apoio de transporte, alimentação e cuidados de higiene, bem como Apoio Psicológico, Terapia da Fala e Cuidados de Beleza.
Proporciona ainda aos seus utentes as mais variadas atividades de animação sociocultural e lúdico-recreativas, designadamente: Fisioterapia em grupo; Terapia Ocupacional em grupo; Ioga Sénior; Musicoterapia e Dançaterapia; Sessões de Estimulação Cognitiva e Sensorial, individual e em grupo; Baú de Histórias (onde são contadas histórias, contos, provérbios) e ainda várias atividades diárias através de plataformas interativas com recurso ao programa SiosLife.
Siga o Centro de Dia da AHDPA no Facebook.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve