Opinião

Homeopatia: uma terapia eficaz e segura para a saúde dos doentes

Dr. Nuno Negrão Martins

Artigo de opinião do Dr. Nuno Negrão Martins, Farmacêutico

Nos últimos anos, tem aumentado a procura por soluções mais naturais e saudáveis no que diz respeito à saúde, seja através do consumo de produtos naturais e orgânicos ou da procura de tratamentos menos invasivos. Esta transformação tem sido visível a todos os níveis, não só na alimentação e na forma de viver o dia a dia, como também na procura por tratar o corpo e a mente com mais naturalidade.

Ao longo dos tempos, a Homeopatia enquanto terapia mais natural tem despertado cada vez mais interesse, muito devido à qualidade, eficácia e segurança que aporta para a saúde e bem-estar. Com uma visão holística e propondo-se a compreender e tratar o binómio doente-doença, coloca no centro da sua ação a saúde como um todo, com o objetivo de contribuir para o bem-estar global: físico, mental e emocional do doente. 

Enquanto terapia complementar, a Homeopatia permite uma abordagem individualizada na medida em que a prescrição do tratamento se adequa a cada indivíduo tendo em conta a observação de sintomas e/ou patologias apresentadas. As soluções homeopáticas estão indicadas para todas as faixas etárias e etapas da vida. 

Uma forma diferente de cuidar, a Homeopatia é uma terapia eficaz uma vez que ajuda a prevenir doenças agudas, aliviar sintomas e promover a saúde e qualidade de vida. No entanto, não dispensa o devido acompanhamento médico nos casos moderados a graves. De acordo com a evolução da doença e a natureza particular do indivíduo, é o profissional de saúde quem aconselha sobre que medicamentos homeopáticos podem ser incluídos ou, até mesmo, combinados com outras terapêuticas.

Categorias:Opinião, Saúde