Quarteira

QUARTEIRA | Projeto dos novos mercados promete edifício vanguardista

Projeto que integrará os novos mercados do peixe e da fruta será um dos mais modernos a sul do país

Projeto dos novos mercados da fruta e do peixe

O projeto é revelado no Boletim Informativo da junta de Freguesia de Quarteira, onde o presidente Telmo Pinto realça que “este edifício vem valorizar Quarteira, o concelho de Loulé e todo o sul do país”, referindo-se ao equipamento de nova geração que será construído junto ao Passeio das Dunas.

A publicação avança que o futuro edifício será multiusos, acolhendo os novos mercados do peixe e da fruta.

“Um projeto amigo do ambiente que visa o forte investimento na economia local e tradicional, ao associar atividades tão distintas como a venda de pescado, frutas e legumes com a restauração, a animação e o trabalho cooperativo”, acrescenta a publicação.

O autarca quarteirense Telmo Pinto considera ainda que as condições oferecidas pelo futuro complexo irão enriquecer, não só o conceito de oferta e de consumo junto de residentes, como aumentarão a diversidade de propostas com interesse turístico na região algarvia: “É um projeto ambicioso que Quarteira merece, pois permitirá revitalizar vários setores com forte impacto económico e social na nossa freguesia”, sustenta.

BANCAS

As 24 bancas do peixe e as 24 bancas da fruta e legumes serão o principal atrativo dos futuros mercados. Mas propostas não faltarão nos primeiros dois pisos: 10 restaurantes, seis lojas, oito quiosques e dois escritórios coworking.

INCLUSÃO

O futuro edifício, alimentado por painéis solares, incluirá espaços multiusos que abrem portas à inclusão social. No exterior haverá três praças públicas e duas zonas de animação.

ESTACIONAMENTO

O complexo, projetado para garantir um baixo consumo de energia e a reutilização das águas pluviais, contempla dois pisos em cave destinados ao estacionamento. No total serão criados 230 lugares.

AMBIENTE

Adaptado às condições climatéricas e ao nível do mar, o projeto contempla vários pátios e foi desenhado para proporcionar iluminação e ventilação naturais.

Categorias:Quarteira