Consumidor

Simuladores para ajudar a economizar dinheiro em 2022

Branislav Nenin/Shutterstock.com

Se dois anos de pandemia nos ensinaram alguma coisa foi que nada estava garantido. Apesar do relaxamento das medidas de mitigação da pandemia estarem a abrir boas perspetivas às famílias portuguesas, por outro lado as ameaças de subida da inflação e a recente invasão da Rússia à Ucrânia podem baralhar as contas.

Face a este cenário, a poupança afirma-se como a grande arma dos portugueses contra a imprevisibilidade latente.

De modo a ajudá-lo a fazer desta vontade de poupança uma realidade em 2022, fizemos uma lista de simuladores que vão ajudá-lo a fazer as contas e a acabar o ano com uma carteira mais recheada.

Simuladores que o vão ajudar a economizar dinheiro em 2022

Uma das primeiras ações que quem quer poupar deve tomar é perceber para onde vai o dinheiro que gasta mensalmente.

De modo a facilitar esta tarefa, existem dezenas de ferramentas disponíveis, começando pela muito útil folha de cálculo, altamente configurável e acabando nos múltiplos simuladores que podem ser encontrados online e que, entre outras coisas, lhe permitem calcular quanto gasta em eletricidade e gás mensalmente ou qual o valor de uma prestação de crédito.

Comecemos exatamente por este último.

Simulador de Crédito Consolidado UNIBANCO

Uma das maiores fontes de despesa das famílias portuguesas são as prestações mensais com créditos.

A acumulação de créditos faz com que, não raras vezes, a taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100) dos consumidores ultrapasse o limite de 50% definido pelo Banco de Portugal como “saudável”.

Caso se encontre nesta situação, saiba que optar por um crédito consolidado vai permitir-lhe juntar os vários créditos que detém em apenas um, com uma taxa de juro mais baixa que a média de todos os créditos que possui ficando apenas com uma única prestação, perante uma única instituição de crédito.

É este tipo de contas que o simulador de crédito consolidado do UNIBANCO, marca da UNICRE – instituição financeira de crédito, lhe vai possibilitar fazer na página da solução de consolidação de créditos desta instituição.

Além de lhe permitir realizar uma simulação (com possibilidade de seguro) para valores entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses, este simulador de crédito consolidado dá-lhe ainda informações sobre a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) e a TAN (Taxa Anual Nominal) que são aplicadas ao valor pedido e qual será o montante total (MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor) em que terá que reembolsar a instituição para o prazo que escolheu.

Se as condições lhe agradarem, logo após a simulação pode efetuar o seu pedido de financiamento de imediato de forma 100% online.

Simulador de preços da ERSE (eletricidade e gás)

Nascida há dois anos, esta ferramenta de comparação de preços da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) reúne informação de mais de 370 tarifários, de um total de 24 comercializadores na eletricidade e de nove comercializadores no gás natural, de forma a ajudar os consumidores domésticos a comparar todas as ofertas comerciais disponíveis no mercado liberalizado de eletricidade e de gás natural em Portugal continental.

Por exemplo, caso tenha uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta de preço mais baixo que vai encontrar neste comparador resulta numa fatura mensal de 33,08 euros, enquanto a oferta mais cara pode implicar um custo de mais de 10 euros ao mês.

Garante a ERSE que as poupanças podem chegar a 10 euros por mês só em eletricidade, ou seja, 120 euros por ano.

Caso reduza o escalão da potência contratada pode adicionar ainda uma poupança anual de mais 22 euros perfazendo um total de quase 150 euros de redução potencial na fatura energética anual.

Simulador de poupança da ANACOM (Telecomunicações)

Através do simulador de poupança presente no site da ANACOM, entidade reguladora das comunicações em Portugal, vai poder simular consumos de Internet, televisão, telefone móvel, telefone fixo e serviços combinados e perceber onde pode poupar, bem como também consultar os diversos tarifários existentes.

Para poder simular o consumo de um serviço combinado deverá indicar:

  • os serviços que deseja contratar;
  • o código postal da zona onde o pacote de serviços será utilizado;
  • prestadores de serviços e tarifários que pretende incluir na simulação;
  • o tipo de consumo de Internet;
  • os canais de televisão que quer adquirir;
  • o tipo de tarifário que tenciona utilizar no telefone móvel e fixo;
  • o tipo de consumo de chamadas e SMS.

Simulador DECO (Compras de supermercado)

Apesar de inevitáveis, as compras de supermercado não têm, obrigatoriamente, de ser um elemento desestabilizador do seu orçamento mensal.

De modo a ajudar os consumidores a escolherem os supermercados mais baratos para fazerem as suas compras, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) disponibiliza no seu site um simulador que permite encontrar o supermercado mais barato.

Para fazer uso desta ferramenta, deve indicar o distrito, concelho e o tipo de cabaz que lhe interessa (completo ou personalizado – congelados, mercearia, limpeza da casa, fruta ou legumes).

Categorias:Consumidor