Algarve

Jantar solidário do PSD Algarve a favor da Ucrânia reuniu perto de 200 pessoas

O jantar solidário do PSD a favor da Ucrânia que teve lugar em Albufeira reuniu perto de 200 pessoas, contando com a participação de cidadãos de diversas nacionalidades, partidos, credos e crenças. A organização esteve a cargo do PSD Algarve e PSD Albufeira. 

​​​​​​​Foi possível, segundo Cristóvão Norte “com a generosidade de todos, reunir medicamentos, roupas e dinheiro, para a causa da liberdade, a favor da paz e da democracia, pela proteção dos refugiados. Foi extraordinariamente enriquecedor e comovente contar com cidadãos que tiveram que sair da Ucrânia por causa da guerra, bem como da Natalia e do Igor, da “Associação de Ucranianos do Algarve”. Na sua intervenção o deputado e Presidente do PSD Algarve assinalou que “Putin contava que os tanques russos fossem recebidos com flores, mas foram com cocktails molotov, que o exército ucraniano desertasse e que o Presidente fugisse, e nada disso aconteceu, pelo que os ucranianos estão a dar uma lição de como se luta pela liberdade“.

Interveio ainda Cristiano Cabrita, Professor de Relações Internacionais que explicou detalhadamente as razões históricas do conflito e as pulsões expansionistas de Putin; Bem como Rui Gago – voluntário junto dos refugiados – que relatou a sua experiência e as dramáticas dificuldades de quem luta pela sobrevivência. A audiência ouviu ainda o apelo emocionado dos responsáveis da associação de ucranianos do Algarve, Igor e Natália, os quais explicaram os circuitos dos apoios que estão destinados a pessoas que estão no coração do conflito.

Por fim, terminou a sessão , num momento de introspecção e outro de exaltação. O primeiro, a Avé Maria de Schubert; o segundo, o hino ucraniano; ambos magistralmente escutados ao som do violino do Edison Verbisck.

O PSD Algarve agradece a todos quantos participaram.

Categorias:Algarve, Internacional