Nacional

Procura de casa em Portugal por parte de estrangeiros cresce 21% no início de 2022

Brasil e França continuam a liderar a procura no tráfego internacional

Há um aumento de 21% da procura de casa para compra por estrangeiros, em janeiro e fevereiro de 2022, em comparação com os dois meses finais de 2021 (novembro e dezembro). Os dados são do Imovirtual, portal imobiliário de referência, e analisam a evolução do tráfego internacional na plataforma nos dois primeiros meses de 2022, em comparação com os meses finais de 2021 (novembro e dezembro), bem como face ao período homólogo de 2021 (janeiro e fevereiro).

Em janeiro e fevereiro de 2022 registaram cerca de 450 mil procuras de casa para comprar em Portugal, por parte de cidadãos estrangeiros. Em comparação com o período homólogo (janeiro e fevereiro de 2021), regista-se uma estabilização do tráfego internacional no Imovirtual, com uma ligeira descida de -3%. No total, o tráfego internacional representou 16,5% da procura do Imovirtual nos meses em questão.

A maior parte das pesquisas é proveniente do Brasil (25% do total do tráfego internacional), que ocupa o primeiro lugar dos utilizadores estrangeiros que procuram casa em território português. Em linha com a tendência, já registada em 2021, seguem-se França (15%), Suíça (11%), Reino Unido (8%) e Estados Unidos (6%). Em relação ao total do tráfego internacional do ano passado, há uma diminuição da procura vinda dos Estados Unidos, que em 2021 representou 9%, já em regressão face a anos anteriores e que no início de 2022 é ultrapassada pelo Reino Unido.

Após alguma estagnação inevitável na procura de imobiliário em Portugal por parte de estrangeiros, devido aos constrangimentos da pandemia, este crescimento face ao final de 2021 é um sinal positivo do aumento da dinâmica do mercado novamente. O ano passado o tráfego internacional representou 16% do total da procura do Imovirtual, mas este ano acreditamos retomar ou até ultrapassar os valores de 2019, acima dos 20%” refere Ricardo Feferbaum, Diretor Geral do Imovirtual.

Categorias:Nacional