AGENDA

Procuram-se ideias inovadoras para colocar o Algarve no mapa da inovação

Inserido na programação do Algarve Tech Hub Summit, o DISRUPT’22 é uma competição de start-ups, aberta ao público em geral, que pretende estimular novas ideias, da fase de inspiração até à apresentação, e que vai premiar as mais inovadoras.

Entre os oradores e mentores convidados vão estar André Marquet (Productized), Dimitrios Buhalis (Hong Kong Polytechnic University), Kim Zietlow (Germany Trade & Invest), Marco Peerboom (Decred), Stewart Noakes (Canopy Lx) e Tim Vieira (Brave Generation).

O evento de tecnologia e inovação acontece entre os dias 31 de Março e 2 de Abril, no Campus da Penha, na Universidade do Algarve, em Faro. Composto por palestras, mesas redondas, sessões de mentoria, é dirigido à comunidade académica, a empreendedores, investigadores e empresários, nas áreas de sustentabilidade e economia circular, economia do mar (blue economy), agrotech, smart destinations e transformação digital.

Para participar não é preciso ter uma ideia concreta, as Inspiration Sessions e os painéis temáticos, no primeiro dia da competição, vão ajudar a explorar possibilidades através da plataforma Idea Match.

No segundo dia, é a fase de capacitação de start-ups e materialização de ideias, desenvolvimento das apresentações – do pitch ao design –, com sessões de mentoria. Seguem-se workshops sobre metaverso, criptomoeda, tecnologia blockchain, inteligência artificial e cibersegurança. No terceiro e último dia do DISRUPT’22 são apresentadas as ideias a concurso. No total, há 20 mil euros, entre prémios monetários e vouchers de produtos e serviços tecnológicos, para repartir entre os três vencedores.

O júri da competição é composto por um elemento de cada entidade envolvida na organização da primeira edição do Algarve Tech Hub Summit: Algarve STP – Systems and Technology Partnership, Algarve Tech Hub (ATH), Algarve Evolution, AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, câmaras municipais de Faro
e Loulé, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), Faro 2027, Museu Zero, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e Universidade do Algarve.

Do Algarve para o mundo e do mundo para o Algarve, o Algarve Tech Hub Summit pretende promover a região como um hub tecnológico global e competitivo e atrair empreendedores, nómadas digitais e remote workers.

O evento realiza-se de 28 de Março a 3 de Abril, em diferentes palcos em Faro e Loulé e vai reunir 10 países e mais de 50 oradores de várias áreas da inovação e tecnologia, tais como Turismo, Mar, Saúde, Energia, Digital e Cultura. Estão previstas conferências, debates, exposições e eventos de networking.

O evento vai decorrer em formato presencial e online, aberto ao público, mediante inscrição.

Inscrições e programa completo nos sites: athdisrupt.com e http://athdisrupt.com

Categorias:AGENDA, Algarve, Empresas