Empresas

Maior investimento em Portugal potencia o recrutamento no setor dos Recursos Humanos

O mercado de Recursos Humanos mantém a dinâmica positiva já registada noutros anos, com as empresas a continuarem a recrutar. Este cenário positivo deve-se, em parte, ao movimento natural de profissionais entre empresas, mas também ao aumento do investimento em Portugal. Isto traduz-se na necessidade de criar novos postos de trabalho e, consequentemente, no recrutamento e gestão de mais recursos humanos.

Mário Rocha, Senior Manager na Hays

Mário Rocha, Senior Manager na Hays, refere que “as empresas de menor dimensão estão a desenvolver, cada vez mais, as suas estratégias de captação, desenvolvimento e gestão dos profissionais. Notou-se também um aumento da competitividade no tecido empresarial português, o que implica a criação e desenvolvimento de melhores estratégias de atração e retenção de talento. Além disto, destaca-se uma maior necessidade por parte das empresas em atualizar as suas práticas salariais”.

Perfis mais procurados:

A procura por HR Managers aumentou bastante, com o objetivo de implementar e desenvolver políticas de Recursos Humanos, assim como trabalhar estratégias eficazes para a atração e retenção de talento. “A função de Recruiter também foi bastante solicitada em 2021, pela forte pressão para um crescimento rápido, principalmente em setores como o tecnológico. HR Business Partners continuam a ser requisitados para dar um suporte mais especializado a diferentes departamentos e/ou áreas de negócio”, comenta Mário Rocha.

Além destas mudanças, Mário explica que “a maior especialização do Departamento de Recursos Humanos em algumas empresas, levou ao aumento da procura pela função de Técnico de Payroll”.

Perspetivas para este ano

Mário Rocha destaca que esta tendência de investimento no tecido empresarial português será para continuar. Com estes investimentos surgem novas unidades industriais assim como centros de serviços partilhados, que irão aumentar a necessidade de se desenvolverem melhores estratégias para atrair e reter profissionais. Por isso, será necessário recrutar profissionais capazes de atrair e reter capital humano, assim como trabalhar as estratégias e políticas de Recursos Humanos”, acrescenta.

Num mercado bastante competitivo será também importante as empresas desenvolverem políticas de compensações e benefícios em linha com as principais tendências. “Os Especialistas em Compensação e Benefícios serão dos especialistas mais solicitados em 2022, seguindo-se de HR Manager, HR Business Partner e Recruiter”, refere Mário Rocha.

Categorias:Empresas