AGENDA

Edificado da Misericórdia de Albufeira apresenta projeto de reabilitação

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – DIMS 2022, este ano  dedicado ao Património e Clima, é apresentado ao público, a 18 de abril, o Projeto de Reabilitação do Edificado da Misericórdia de Albufeira. O momento faz parte de um programa elaborado para este dia, onde consta também a visualização de um documentário sobre o Castelo de Paderne e um momento musical com Arsénio Martins e Paulo Lopes.

Mais uma vez, o Município de Albufeira comemora o Dia internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de abril, com início às 16h, no Museu Municipal de Arqueologia. Durante a tarde, os interessados podem aproveitar para conhecer melhor as origens da cidade, dos seus monumentos e as raízes culturais dos seus habitantes.

A viagem inicia-se com a apresentação e visualização de um documentário sobre o Castelo de Paderne. De seguida, será apresentado o Projeto de Reabilitação do Edificado da Misericórdia de Albufeira, um edifício com vários séculos, na rua Henrique Calado, um dos locais históricos do Município. Durante esta apresentação, os participantes poderão visitar as instalações, desta que é uma das mais renomadas instituições de solidariedade social do país. Mais tarde, na capela da Misericórdia, acontece um momento musical com Arsénio Martins e Paulo Lopes.

“È um projeto que muito agrada, creio, a todos os albufeirenses, pelo que da nossa parte tudo faremos para impulsionar esta reabilitação. Nunca é demais lembrar que a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira foi uma das primeiras Misericórdias a ser criada no nosso país, em 1499, depois da Misericórdia de Lisboa. Volvidos tantos anos, continua a balizar o seu trabalho para o fim a que se destina, ou seja, o apoio incondicional a quem mais precisa”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

No final, os participantes vão ter a oportunidade de fazer uma visita à exposição de Rui Gregório, um artista albufeirense. Denominada por “Pelos caminhos do Algarvensis”, esta mostra fotográfica é acompanhada por uma peça sonora de Armando Mota, que mostra a variedade de paisagens, trilhos e fósseis das várias freguesias do concelho.

O programa para assinalar o DIMS 2022 em Albufeira conta com a organização do Município de Albufeira, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do concelho.

Categorias:AGENDA, Albufeira