Quarteira

QUARTEIRA | Surf e o envelhecimento ativo nos idosos

No passado dia 6 de maio, a Associação Dinamika, através da escola de surf Vilamoura Surf Project (VSP) recebeu um grupo de seniores – Convívio de Adultos da Fundação António Aleixo. Os “jovens atletas”, com idades compreendidas entre os 60 e os 90 anos de idade aceitaram o desafio, vestiram o fato e deslizaram sobre as ondas da Praia da Rocha Baixinha.

A Fundação António Aleixo promove semanalmente atividades variadas aos seus participantes e o Surf não ficou fora dos planos.

Respeitando as necessidades de cada participante, a equipa da VSP promoveu um momento que muitos diziam nunca imaginar viver.

O Surf é sem dúvida uma atividade sem idade, os nossos participantes com idades entre os 60 e os 90, são cidadãos do concelho de Loulé que, apesar de residirem perto da costa, alguns nunca tinham entrado no mar. A experiência foi uma estreia para todos os alunos, um desafio superado com SUCESSO que gerou intervenções como: “Nunca pensei que ia fazer surf com esta idade”, “Estou nervosa, mas confio em vocês!” e “Que experiência maravilhosa!”.

Após a aula, foi realizado um lanche na praia para a promoção do convívio entre todos, participantes, auxiliares e professores.

Iniciativas deste tipo permitem que os cidadãos seniores vivenciem um processo de envelhecimento ativo, onde a prioridade é a saúde, a socialização, a prática de atividade física e o seu bem-estar.

A Associação Dinamika agradece “a todos os nossos parceiros, nomeadamente: à Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Albufeira, IPDJ, CRESC ALGARVE2020, Marina de Vilamoura, Vilamoura World, Inframoura, CIMAV, Fundação António Aleixo, Casulo, Sacoor One, UALG por possibilitarem a realização das iniciativas promovidas pela Associação”.

Categorias:Quarteira