Consumidor

7 formas de reduzir a conta da água

Existem várias possibilidades de combater o preço da conta de água através de formas simples, eficientes e responsáveis. No artigo de hoje, a Selectra ajuda-o com algumas dicas para reduzir o consumo de água e ainda poupar dinheiro com isso.

Dispositivos de poupança

Para reduzir a quantidade de água que sai das torneiras, existem algumas alternativas que podem reduzir os gastos em quase 60%, como manípulos economizadores, interruptores ou limitadores de fluxo, que ajudam a poupar água e energia. Se a torneira for antiga e estiver na hora de trocar, a melhor opção é a torneira monocomando, que consome entre 6 e 8 litros por minuto em comparação com 10 litros de uma torneira tradicional.

Na casa de banho…

Os sistemas de autoclismo de dupla descarga poupam uma grande quantidade de água. Atualmente, a maioria das residências já utiliza o sistema com botão duplo, no qual são libertados 3 ou 6 litros, contra os 8 ou 10 litros utilizados pelos autoclismos atuais. Se o seu autoclismo for um modelo antigo, pode transformá-lo num economizador mantendo a caixa de cerâmica e trocando o dispositivo interno universal por outro que possa poupar mais água.

Se tiver que trocar de eletrodomésticos

Os eletrodomésticos de baixo consumo incorporam programas de poupança de água. Por exemplo, uma máquina de lavar antiga gasta cerca de 80 litros em cada lavagem, enquanto um modelo de baixo consumo gasta apenas cerca de 50. Tenha cuidado ao lavar a louça à mão, pois custa 60 litros de água de cada vez, enquanto que colocar a máquina de lavar louça uma vez por dia consome 25 litros.

…se tiver jardim

É aconselhável que a vegetação presente no seu jardim seja autóctone, pois consome menos água, já que está adaptada ao clima e ao solo. Além disso, opte por um sistema automático de rega gota a gota para obter maior poupança, pois utiliza de 2 a 5 vezes menos água do que um sistema de aspersão. Não se esqueça de verificar o sistema uma vez por ano.

Apoios para poupar na conta de água

Em Portugal, já é possível contar com um apoio para se minimizar a despesa com a conta de água. A tarifa social aplicada à água é um desconto atribuído às famílias com menores recursos financeiros. Atualmente, os responsáveis pela atribuição deste apoio social são os municípios, mas não todos. Assim, se considera ter direito a este apoio, confirme junto do seu município, se está disponível a tarifa social de água ou outro apoio do qual possa ser beneficiário.

Cuidado com torneiras que pingam

Verifique se nenhuma torneira da casa está a pingar. Parece básico, mas acontece mais do que pensamos. Além disso, verifique se não existem fugas de água em nenhuma das tubagens dos vários circuitos: água potável, aquecimento ou água quente. Tenha em mente que uma gota por segundo é de 30 litros por dia.

Não descongele alimentos com a torneira aberta

Ao cozinhar, pode ser necessário descongelar alguns alimentos. Se estiver com pressa, irá tentar descongelá-lo rapidamente colocando-o sob água quente que sai da torneira. Esta é uma despesa desnecessária.

Se quiser poupar nesse sentido, é melhor planificar as refeições que vai precisar e descongelá-los com antecedência, primeiro usando o frigorífico e depois deixando-os do lado de fora na cozinha para descongelar completamente. Assim, não precisaremos nem de um litro de água e obteremos o mesmo resultado.

Inclua redutores de fluxo nas torneiras

Estes acessórios são produtos de baixo valor e fáceis de controlar que reduzem a quantidade de água que sai da torneira. Isso permite-nos ajustar melhor a água que usamos às reais necessidades que temos.

Categorias:Consumidor