Quarteira

QUARTEIRA | Palestra sobre Demências para cuidadores informais pelo Projeto Café Interior

O Projeto Café Interior – Cruz Vermelha Portuguesa Delegação Faro – Loulé promoveu na tarde de ontem, 25 de maio, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, uma palestra sobre demências, dirigida aos cuidadores informais.

A palestra foi apresentada por Eduarda Tenazinha e Laura Silva.

O workshop, especialmente direcionado para pessoas cuidadoras familiares, teve como objetivo facilitar a vida de quem cuida e de quem é cuidado, melhorando a relação entre ambos. Os participantes puderam assim conhecer os sintomas dos vários tipos de demência, aprender truques para lidar com desafios de forma positiva e gratificante e reconhecer atividades simples para estimular a memória da pessoa com demência.

A sessão foi apresentada e encerrada por Maria de Jesus Martins, do Departamento de Desenvolvimento Social e Saúde do Município de Loulé.

Uma iniciativa no âmbito da Comemoração da Semana do Município de Loulé, que dedicou esta quarta-feira, dia 25 de maio, à Freguesia de Quarteira com inúmeras atividades.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Mais sobre:

Projeto Café Interior – Cruz Vermelha Portuguesa Delegação Faro – Loulé

Café Interior – “Café Terapêutico” é um projeto de inovação, cofinanciado pela Missão Estrutura Portugal Inovação Social e pela Câmara Municipal de Loulé, como investidor social, e que tem como público alvo a população sénior do interior da serra algarvia, no concelho de Loulé.

O projeto tem como principal objetivo superar o isolamento e solidão da população sénior ativa desta região, potencializando um envelhecimento bem-sucedido e de carácter preventivo ao nível das demências e depressão.

Para tal é utilizado um recurso móvel, constituído por uma equipa multidisciplinar e interdisciplinar, que atua nas áreas da estimulação cognitiva, na inclusão pela arte, na partilha das tradições culturais e da literacia oral tradicional, atividades estas que compõem os Menus que foram criados especificamente, numa abordagem multidimensional e sistémica do sénior, cujo desenvolvimento holístico é impulsionado pelas atividades desenvolvidas.

O Café Interior – Café Terapêutico oferece respostas promotoras do bem-estar social, psicológico e físico, a inclusão social e a qualidade de vida da população sénior residente no meio rural em contexto de isolamento social, independentemente de viver em habitação própria ou em contexto institucional no concelho de Loulé.

Categorias:Quarteira, Saúde