Quarteira

QUARTEIRA | Costurar é Empoderar

Em Quarteira, as mulheres têm costurado as suas vidas através das sessões no âmbito do projeto “AfroGypsy Costura”.

O projeto “AfroGypsy Costura”, da Associação Juvenil Akredita em Ti, tem vindo a promover o empoderamento e a capacitação de mulheres desde outubro de 2021.

Destinado a envolver os/as moradores/as dos Bairros Municipais de Quarteira, o “AfroGypsy Costura” pretende empoderar as mulheres destas comunidades através da capacitação profissional e do incentivo à autonomia.

As atividades deste projeto têm como objetivo promover a inclusão social e uma identidade positiva das participantes e da sua comunidade. Têm sido desenvolvidas competências pessoais, socioprofissionais e empreendedoras no âmbito da costura.

Estas têm sido desenvolvidas através de sessões promotoras de comunicação assertiva e autoconfiança, ações de formação de capacitação para o negócio e atividades que proporcionam conhecimentos técnicos de corte, costura e artesanato.

Desde a Iniciação à Costura ao Perfil do Empreendedor, passando pelo Desenvolvimento Pessoal, estas mulheres têm marcado presença pela sua participação ativa.

O caminho irá continuar, pois “Costurar é Empoderar”.

Testemunhos das participantes:

“Para mim, achei muito bom e era uma coisa que nós precisávamos de saber, fazer e aprender. Este curso vai-me dar muitos conhecimentos e, quem sabe, abrir uma loja para poder trabalhar”, M.S.

“O curso de costura e todas as formações que foram dinamizadas fizeram-me reencontrar o meu caminho, conhecer-me melhor a mim e aos meus objetivos e ganhar mais confiança nas minhas capacidades. Cresci e ainda estou a crescer muito com esta experiência”, I.B.

“Tem trazido aprendizagem de muita coisa, gosto de estar com as colegas e das partilhas. Gosto do que estou a aprender e do que estou a fazer, que é a costura. Vai-me dar coisas boas para o futuro”, J.C.

Categorias:Quarteira