Uncategorized

QUARTEIRA | Cumpriu-se a tradição da Lavada na festa dos Petiscos do Pescador

Cumpriu-se na tarde de ontem a tradicional e emocionante Lavada na cidade de Quarteira, inserida na festa dos Petiscos do Pescador!

Uma iniciativa que contou com a presença do executivo da Junta de Freguesia de Quarteira, liderado por Telmo Pinto e ainda o vereador da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo e da diretora municipal Dália Paulo, entre outros.

A arte de puxar o peixe para a terra, recriado uma vez por ano em Quarteira, é uma tradição que não se perde e está sempre presente no coração e na memória dos nossos pescadores.

A tradicional lavada, ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa, aconteceu ao fim da tarde deste sábado, dia 4 de junho, junto ao local da festa, na Praia dos Pescadores. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado e, neste momento, distribuído pela população. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.

Hoje é o terceiro e último dia da festa dos Petiscos do Pescador. A entrada é livre, apareça e delicie-se com os petiscos dos nossos pescadores, dance ao som de Nestor e Nuno e desfrute do espetáculo dos Oitentamente, um grupo que revive os grandes êxitos musicais dos anos 80.

Petiscos do Pescador 2022, uma organização da Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé.

Categorias:Uncategorized

2 replies »