AGENDA

Albufeira recorda Artur Pastor com a exposição “Um Algarve Diferente”

O município de Albufeira abre portas à nova exposição de fotografias “Um Algarve Diferente”, do Arquivo Histórico de Albufeira. A mostra vai decorrer já no próximo dia 10 de Junho, sexta-feira, às 18h00, na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva. A inauguração insere-se nas comemorações do centenário do fotógrafo Artur Pastor e surge na sequência da colaboração entre os Municípios de Albufeira e Lisboa, com um total de 60 fotografias a preto e branco da autoria do fotógrafo. A exposição estará patente ao público até ao dia 10 de junho de 2023.

Para assinalar o centenário do nascimento do icónico fotógrafo Artur Pastor, o município de Albufeira preparou para si a exposição “Um Algarve Diferente” do Arquivo Histórico de Albufeira, num projeto conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa. A inauguração será no dia 10 de Junho, sexta-feira, às 18h00, na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva e certamente que lhe irá surpreender.

Trata-se de um conjunto de 60 fotografias, a preto e branco, da autoria de Artur Passos, que visam dar a conhecer a obra do autor, que captou, a região e suas paisagens, com as suas gentes e os seus costumes e a identidade de um Algarve litoral e rural entre as décadas de 40 a 70. 

Artur Pastor era um grande apreciador de Albufeira e foi relevando a cidade através do seu próprio olhar, tendo ganho um carinho enorme por parte dos albufeirenses que até hoje relembram a sua presença. Foi precisamente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros que o fotógrafo apresentou a sua última exposição, “Algarve (anos 50-60) – Alguns apontamentos”, em 1998. 24 anos depois, os albufeirenses voltam a recordar nostalgicamente o seu trabalho com “Um Algarve diferente”, que surge novamente como uma viagem ao passado, onde jovens e graúdos podem apreciar em conjunto aquilo que um dia foi o nosso Algarve e recordar os velhos tempos.

A exposição estará patente ao público até ao dia 10 de junho de 2023 e é de entrada gratuita.

Para mais informações pode consultar o site da autarquia em www.cm-albufeira.pt ou através das redes sociais da autarquia.

Categorias:AGENDA, Albufeira